21 de fevereiro de 2024
Mobile Fab

Designers criam impressora 3D movida a pedaladas

Impressora 3D portátil utiliza a energia das pedaladas para criar objetos a partir de garrafas pet recicladas

Mobile Fab
Mobile Fab

Fabraft, uma empresa de design baseada em Taiwan, está promovendo o uso criativo da sustentabilidade ao criar uma impressora 3D portátil para criar luzes de segurança para bicicletas a partir de garrafas plásticas recicladas. O detalhe interessante é que a impressora é montada em cima de uma bicicleta adaptada, que gera a energia necessária para que ela funcione.

De acordo com Kamm Kai-Yu, designer e fundador da Fabraft, a invenção, denominada Mobile Fab, tem por finalidade não apenas contribuir com a reciclagem de produtos, mas também desmistificar a tecnologia de impressão 3D para o público em geral.

Para criar a Mobile Fab, a empresa utilizou softwares e projetos de construção open-source para construir uma pequena impressora 3D alimentada por energia elétrica gerada por uma bicicleta. A equipe coleta garrafas e copos plásticos que são triturados e transformados na matéria-prima para a impressão 3D de carcaças plásticas, onde são instalados um pequenos circuito eletrônico, LED e bateria, resultando em uma pequena luz de segurança para utilização em bicicletas. Todo o processo de impressão e montagem leva cerca de duas horas para ser realizado.

Para ver como o processo funciona, confira o vídeo abaixo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização