12 de junho de 2024

Como utilizar um amortecedor Cannondale Lefty em bikes de outras marcas

Quer usar uma suspensão Lefty, mas sua bicicleta não é uma Cannondale? Sem problemas! Veja como instalar o amortecedor de maneira fácil, prática e, principalmente, sem gambiarras! 

Um dos maiores diferenciais das bicicletas Cannondale em relação às demais marcas está em seu amortecedor de uma única perna, de nome Lefty. Com seu design característico, aliado à leveza, resistência e suavidade, este amortecedor é sonho de consumo de muitos adeptos do mountain bike.

Praticamente uma exclusividade das bicicletas Cannondale, as suspensões Lefty podem ser utilizadas perfeitamente em quadros de outras marcas mediante o uso de um kit adaptador.

Bicicleta Niner com kit de conversão Project 321 e amortecedor Lefty
Bicicleta Niner com kit de conversão Project 321 e amortecedor Lefty

A ideia na verdade não é nova. Desde 2010 pequenos fabricantes produzem e comercializem adaptadores que viabilizam a instalação, além da própria Cannondale, que disponibiliza a adaptação através de seu programa Lefty for All. O motivo da não popularização foi basicamente o alto custo dos amortecedores Lefty, bem mais caros que os garfos convencionais disponíveis no mercado.

Seja como for, a possibilidade de se adquirir um amortecedor Lefty usado em bom estado, aliado à redução dos custos de manutenção dos novos modelos, pode vir a ser uma atrativo nos dias de hoje, principalmente se aliado à questão estética e à eficiência comprovada dos amortecedores da Cannondale.

Alguns fatores deverão ser levados em consideração, como a geometria do quadro e peso do ciclista. além disso, há uma grande possibilidade de você ter que trocar o cubo da roda dianteira, ou pelo menos o seu eixo.

Via de regra, os amortecedores Lefty possuem maior curso que seus concorrentes diretos. Isto pode ser um problema, já que a bicicleta poderá ter sua geometria alterada. Portanto, evite diferenças muito grandes de curso. A alteração também não é recomendada para ciclistas com mais de 90kg.

Adaptação – A empresa norte-americana Project 321 produz kits de conversão a partir de 200 dólares mais frete. O kit inclui uma nova espiga, que substitui a original da Lefty, além dos redutores e espaçadores necessários. O kit vem com manual de instruções bem explicativo, embora seja recomendável que a operação seja realizada em uma oficina mecânica apropriada.

Confira no vídeo abaixo como isto é feito:

Cannondale Lefty

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização