12 de junho de 2024
Antoelson Dornelles comemora a vitória - Foto: Ivan Storti/CBC

Antoelson Dorneles vence penúltima etapa da Volta Ciclística do RS

Antoelson Dornelles comemora a vitória - Foto: Ivan Storti/CBC
Antoelson Dornelles comemora a vitória – Foto: Ivan Storti/CBC

Faltando uma etapa para o final a diferença entre os primeiros colocados é inferior a 30 segundos. Oscar Sanches, da equipe Funvic/BrasilInvest segue na liderança

Em uma prova marcada pela dificuldade encontrada nos últimos quilômetros, os atletas tiveram que pedalaram 97 km para completar a penúltima etapa da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, realizada neste sábado, 12 de abril, entre Bento Gonçalves e Nova Petrópolis. A vitória ficou com o brasileiro Antoelson Dorneles, da equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto.

Apesar de apresentar a menor distância entre as etapas desta edição da volta, os ciclistas tiveram que fazer muita força para superar os últimos dez quilômetros da prova, que contou com mais de 800 metros de desnível. Os ciclistas chegaram à subida final com o grupo principal completamente fracionado.

A disputa ficou entre os brasileiros, venezuelanos e chilenos. Logo depois que entraram na última subida, Antoelson Dorneles acelerou e deixou todos os seus adversários para trás, concluindo a etapa na primeira colocação com o tempo de 2h21min08s. O chileno Patrício Almonacid terminou na segunda colocação a 20s, seguido pelo brasileiro Edson Ponciano, da Ironage/Colner, na terceira posição a 1min14s.

Pódio da quarta etapa - Foto: Ivan Storti/CBC
Pódio da quarta etapa – Foto: Ivan Storti/CBC

“Hoje foi uma etapa técnica, que apesar de não ter um percurso longo, foi bastante agitada desde o início. A tática da equipe seria chegar na subida final com algum atleta em fuga e acabou dando certo. Estou muito feliz pela vitória. Gostaria de agradecer a minha equipe pelo excelente trabalho durante toda a etapa, foi fundamental para vencermos a etapa”, declarou Antoelson.

Entre os primeiros colocados da classificação geral nada foi alterado. A liderança permanece com o colombiano Oscar Sanches, da equipe Funvic/BrasilInvest, acumulando 14h25min07. Gregolry Panizo é o segundo colocado a apenas 2 segundos do primeiro colocado, seguido por Otavio Bulgarelli, terceiro colocado geral a 30s e líder da classificação de montanha. O melhor entre os Sub-23 permanece sendo o chileno José Rodriguez (Clos de Pirque), enquanto o argentino Cristian Clavero é o primeiro da classificação por pontos.

A última etapa também promete muitas emoções. Os ciclistas vão percorrer 193 km com largada e chegada na cidade de Nova Petrópolis. Durante o percurso serão disputadas duas metas volantes e um prêmio de montanha. O trecho mais aguardado, que será decisivo para definir a classificação geral, ficará nos quilômetros finais da etapa, aonde os atletas terão que enfrentar uma subida de 20 km.

A Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul é uma organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaucha de Ciclismo (FGC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Todas as informações do evento estão disponíveis no hotsite oficial da competição.

Programação:

  • 5ª Etapa (13/04) – Nova Petrópolis / Nova Petrópolis – 195,5 km

Resultados

Classificação da quarta etapa

  1. Antoelson Dornelles (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – 2h21min08s
  2. Patricio Almonacid (Clos de Pirque) – a 20s
  3. Edson Ponciano (Ironage/Colner) – a 1min14s
  4. Jose Garcia (Seleção da Venezuela) – a 1min33s
  5. Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – a 2min26s

Classificação geral após a quarta etapa

  1. Oscar Sanches (Funvic/BrasilInvest) – 14h25min07s
  2. Gregolry Panizo (Dataro/Bottecchia) – a 2s
  3. Otavio Bulgarelli (Funvic/BrasilInvest) – a 30s
  4. José Rodriguez (Clos de Pirque/Trek) – a 47s
  5. Juan Tamayo (Funvic/BrasilInvest) – a 1min52s

Classificação geral por pontos:

  1. Oscar Sanches (Funvic/BrasilInvest) – 12 pontos
  2. Cleberson Webber (Dataro/Bottecchia) – 12 pontos
  3. Cristian Clavero (Ironage/Colner) – 10 pontos

Classificação geral de montanha:

  1. Otavio Bulgarelli (Funvic/BrasilInvest) – 18 pontos
  2. Victor Nino (Start/Trigon Cycling Team) – 18 pontos
  3. Patrício Almonacid (Clos de Pirque) – 16 pontos

Classificação geral Sub-23:

  1. José Luis (Clos de Pirque) – 14h25min54s
  2. André Almeida (Funvic/BrasilInvest) – a 1min05s
  3. Carlos Henrique (Start/Trigon Cycling Team) – a 12min06s

Classificação geral por equipes:

  1. Funvic/BrasilInvest – 43h16min30s
  2. Dataro/Bottecchia – 43h23min06s
  3. Clos de Pirque – 43h24min25s

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização