16 de junho de 2024
O ciclista Caio Godoy participará de treinamentos supervisionados por técnicos da UCI

Brasil envia ciclistas de estrada para intercâmbio na Suíça

João Gaspar e Caio Godoy embarcam dia 5 para passar três meses no Centro Mundial de Ciclismo UCI

O ciclista Caio Godoy participará de treinamentos supervisionados por técnicos da UCI
O ciclista Caio Godoy participará de treinamentos supervisionados por técnicos da UCI

Dando continuidade ao Projeto de Intercâmbio do ciclismo brasileiro, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) selecionou dois jovens talentos do Ciclismo de Estrada para participaram de uma nova fase em suas carreiras, onde terão a oportunidade de treinar e competir durante seis meses na Europa.

Os ciclistas Caio Godoy, de 18 anos, e João Marcelo Gaspar, 22, embarcam no próximo sábado, 5 de março, para a Suíça, onde serão recebidos no Centro Mundial de Ciclismo (UCI) para realizarem um intercâmbio de seis meses. Durante esse período os dois brasileiros terão toda a infraestrutura necessária, com treinamentos supervisionados pelos técnicos da UCI e também participarão de várias competições do calendário internacional.

Algumas provas já estão previstas para os brasileiros na Europa, como a Cup Nations Sub-23, organizada pela UCI, e também o Tour de l’Avenir, em agosto, na França. Para o ciclista Caio Godoy, será uma oportunidade para aprender muito: “Só tenho a agradecer a CBC pela oportunidade. Estou muito feliz e empolgado por fazer parte deste projeto. A expectativa é muito grande. Vai ser um período longo de aprendizado. Estaremos diariamente ao lado de grandes profissionais do ciclismo e quero absolver o máximo possível”, destacou o jovem talento brasileiro.

Percebendo a evolução física e técnica dos dois atletas, o departamento de Alto Rendimento da CBC e a União Ciclística Internacional (UCI), passou a acompanharem de perto todos os passos dos brasileiros durante a temporada 2013 e inicio de 2014, e decidiram selecioná-los para serem os primeiros atletas da Estrada a participarem do Projeto de Intercâmbio da CBC.

Assim como vem acontecendo com o Ciclismo BMX e Ciclismo de Pista, agora o Ciclismo de Estrada também entra no Projeto de Intercambio do Ciclismo, que segundo Francisco Florencio, diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC, a idéia é incluir todas as disciplinas olímpicas neste projeto, que tem como objetivo principal a troca de experiências e a preparação dos atletas brasileiros para as principais competições mundiais.

“As disciplinas de BMX e Pista já estão participando de intercâmbios e as experiências estão sendo ótimas. Agora, também iremos contemplar o Ciclismo de Estrada. Nosso objetivo é incluir as quatro disciplinas olímpicas (BMX-Estrada-Mountain Bike e Pista) no Projeto de Intercâmbio idealizado pela CBC. Desta forma, vamos proporcionar trocas de experiências entre atletas e técnicos, e também teremos a oportunidade de profissionalizar os ciclistas brasileiros, inserindo-os no cenário internacional”, destacou Francisco.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização