12 de junho de 2024

Bike Hanger, o “estacionamento-cabide” de bicicletas

Manifesto Architecture Bike Hanger

Projeto de estacionamento vertical utiliza as pedaladas do usuário para guardar ou retirar as bicicletas 

O estacionamento vertical Bike Hanger é um projeto dos designers da Manifesto Architecture, para a cidade de Seul, capital da Coreia do Sul. O sucesso do estacionamento-conceito foi tão grande que as cidades de Londres e Nova York já encomendaram seus modelos.

O Bike Hanger foi projetado para armazenar até 15 bicicletas sem ocupar muito espaço ou atrapalhar o caminho dos pedestres ou o trânsito. Para isto, ele pode ser instalado na parede lateral de um prédio, de forma a economizar espaço nas calçadas.

Tudo no estacionamento Bike Hanger foi pensado de forma a contribuir para uma melhor qualidade de vida nas grandes cidades. Sua cobertura é feita de garrafas plásticas recicladas e seu quadro foi construído com aço reciclado e fibra de carbono. E o mais surpreendente: Seu funcionamento é movido a pedaladas, a partir de uma bicicleta ergométrica adaptada especialmente para poder girar o quadro do Bike Hanger por meio de uma correia dentada. Painéis solares instalados na cobertura geram energia elétrica para auxiliar na hora de pedalar.

A ideia traz ainda a vantagem de dificultar os roubos de bicicletas, já que as bikes ficam içadas fora do alcance das mãos e para retirar as bicicletas, é necessário a inserção de um cartão codificado para sua liberação.

Bike Hanger

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização