22 de junho de 2024

Verdades e mitos sobre quadros de fibra de carbono

Material por excelência na fabricação de quadros de bicicleta, a fibra de carbono possui propriedades mecânicas semelhantes às do aço, além de ser leve como madeira ou plástico. Além disso, possui maior resistência ao impacto do que o aço e pesando menos que o alumínio.

Como todo material empregado na confecção de quadros, possui suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo, cinco mitos relativos à utilização da fibra de carbono na fabricação de bicicletas:

Mito ou verdade – Um quadro de fibra de carbono não dura tanto quanto um metálico
Mito: Desde que você não se acidente com ele ou lhe dê pancadas, um quadro de fibra de carbono pode durar uma eternidade. Por outro lado, quadros de aço ou alumínio duram até sofrer fadiga metálica, quando deixarão de ser seguros. Já a fibra de carbono permanece estável indefinitivamente.

Mito ou verdade – Após uma queda, o quadro de sua bike deve ser inspecionado
Verdade: A maioria dos arranhões e rachaduras que possam comprometer a integridade de sua bicicleta são fáceis de 
localizar. Você também pode passar uma flanela nova sobre o quadro limpo. fiapos presos podem significar problemas. Se encontrar qualquer problema ou quiser uma segunda opinião, entre em contato com o distribuidor da marca ou alguma oficina mecânica especializada em reparos em fibra de carbono.

Nos Estados Unidos existem oficinas especializadas que podem checar por danos utilizando equipamentos de ultrassom de última geração. Até o presente momento, desconheemos se este serviço  é oferecido por aqui no Brasil.

Exemplo de reparo realizado em quadro de fibra de carbono - Foto: Carbon Frame Repair
Exemplo de reparo realizado em quadro de fibra de carbono – Foto: Carbon Frame Repair

Mito ou verdade – Quadros de fibra de carbono não podem ser reparados
Mito: A verdade é que em muitos casos, quadros de carbono podem ser reparados mais facilmente que os quadros de alumínio. Para reparar um quadro de carbono, são utilizadas de fibra de carbono que reforçam a área danificada.

Mito ou verdade – Bicicletas de fibra de carbono são mais frágeis que as de alumínio ou aço
Depende: Quadros de fibra de carbono são relativamente fortes e podem suportar uma quantidade significativa de força, mas somente se esta força for aplicada da direção que os desenvolvedores do quadro projetaram. Um quadro de fibra de carbono pode aguentar sem problemas um choque seco causado por um buraco na rua, mas este mesmo quadro poderá romper-se caso acerte uma árvore ou mesmo se pisarmos no chainstay.

Mito ou verdade – O sol pode danificar seu quadro de fibra de carbono
Mito: Todos os fabricantes utilizam no acabamento de seus quadros tintas ou ceras resistentes a raios UV.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização