23 de junho de 2024

Após sofrer choque anafilático, José Hermida segue na Cape Epic

HermidaO espanhol José Hermida, um dos favoritos ao título da edição 2014 da Absa Cape Epic, sofreu ontem um dos piores dias de sua vida a bordo de sua bicicleta. A ingestão de fruas desidratadas durante o café da manhã causou uma severa reação alérgica em Hermida que, por pouco, não fez com que ele e seu companheiro de equipe Rudi van Houts abandonassem a prova.

“Foi assustador. Estávamos entre as primeiras posições quando comecei a sentir frio e suar em abundância. Quando meus batimentos cardíacos subiram acima do normal percebi que algo estava muito errado. Paramos por alguns instantes antes que a situação pudesse piorar, porém, mal coloquei os pés no chão e comecei a ter câimbras nas duas pernas. A situação chamou tanto a atenção de quem estava por perto que um helicóptero da organização aterrissou para ver o que estava acontecendo. Ingeri bastante líquido e após uns 40 minutos minha situação se normalizou. Após ponderarmos, optamos por voltar ao ponto de assistência médica para saber o que aconteceu”, explica Hermida.

Seu mal estar e as erupções que surgiram em sua pele não deixaram dúvidas para a equipe médica que o atendeu: choque anafilático, causado por intoxicação alimentar. Ao ver que o pior já tinha passado, Hermida pediu aos médicos que não lhe aplicassem nenhum medicamento com alguma substância não permitida pela UCI, o que lhe obrigaria a abandonar a prova. Sendo assim, de acordo com o atleta, a equipe continuará competindo.

Após o susto, José Hermida decidiu não abandonar a competição, apesar da insistência de seu companheiro de equipe para que o fizesse: “Rudi me perguntou se não seria melhor abandonar a prova. Ao chegar a ser líder em uma competição deste porte, é muito doloroso não poder continuar, mas foi evidente que a situação era muito grave”. A dupla da equipe Merida Multivan irão agora para a terceira etapa de olho na evolução física de Hermida.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização