16 de junho de 2024
Erika Gramiscelli no percurso - Foto: Edson Inácio/PMB

Pan-Americano de Mountain Bike será atração em MG

Erika Gramiscelli no percurso - Foto: Edson Inácio/PMB
Erika Gramiscelli no percurso – Foto: Edson Inácio/PMB

Os principais ciclistas brasileiros e de outros trinta países estarão reunidos na cidade de Barbacena, Minas Gerais entre os dias 26 e 30 de março, para disputar o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, que este ano estará sendo realizado no Brasil. O evento é considerado uma das competições mais importantes das Américas.

Preocupada em oferecer o melhor para os participantes, os organizadores estão definindo os últimos detalhes neste fim de semana e garantem que tudo estará de acordo com o determinado pelos comissários internacionais da União Ciclística Internacional (UCI). Para garantir a qualidade do percurso, foram convidados alguns dos principais atletas do Brasil para pedalar no percurso e opinar sobre o trajeto encontrado, destacando os pontos positivos e também as dificuldades encontradas durante o reconhecimento.

A pentacampeã brasileira, Erika Gramiscelli, elogiou bastante a pista e fez questão de destacar que não esta deixando nada a desejar. “Foi um traçado rápido, já que não está totalmente finalizada. Alguns trechos, eu achei muito show. Mas pelos 90% do trajeto que fiz, tenho certeza que será uma prova muito dura. Está tudo em total sintonia. Quem está forte anda em qualquer pista e quanto mais difícil, melhor a competição”, declarou Erika.

O Pan-Americano será realizado com provas acontecendo em três grandes arenas paralelas. Os atletas do Cross Country Olímpico (XCO) terão que enfrentar uma trilha com subidas íngremes e um traçado bastante seletivo, enquanto do outro lado os pilotos do Downhill (DHI) disputam o menor tempo na descida, superando vários obstáculos no trajeto.  Para completar, a organização ainda estará oferecendo a disputa do MTB Marathon, para os atletas amadores testarem sua resistência.

Segundo o organizador e responsável pelos traçados e dificuldades das pistas de XCO e DHI, Felipe Gomes, mais conhecido como mamão, o trabalho esta sendo realizado de sengunda a segunda e tudo esta dentro do prazo exigido pela UCI e COPACI (Confederação Pan-Americana de Ciclismo). “As pista já estão todas na fase final. A topografia de Barbacena ajudou muito. Estamos trabalhando para que fique com nível internacional. Nosso planejamento foi inovador, para que o espetáculo seja de primeira qualidade”, declarou Mamão.

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2014 é uma  realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), organização da Bike Light e Mais Comunicação, patrocínio da Prefeitura Municipal de Barbacena (MG) e Caixa Econômica Federal e apoio da Saint Gobain.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização