23 de junho de 2024
Em 1914 o grupo já acreditava no poder das bikes - Foto: Divulgação

ONG comemora 100 anos promovendo o uso de ciclovias

Conheça o Cycle Path Society, um grupo holandês que busca promover melhorias para o deslocamento urbano por bicicletas e que está completando 100 anos de existência

Em 1914 o grupo já acreditava no poder das bikes - Foto: Divulgação
Em 1914 o grupo já acreditava no poder das bikes – Foto: Divulgação

Se no Brasil os times de futebol completaram 100 anos na última década, na Holanda foi um grupo privado, que até hoje está na ativa promovendo melhorias para o deslocamento urbano por bicicletas, que celebrou a mesma idade. No começo do mês, a Cycle Path Society chegou a um século de existência prestando um serviço bem útil à sociedade.

O primeiro trabalho deles foi a construção de vias exclusivas para bikes nas regiões de Gooi e Eemland, na Holanda. Essas ciclovias são quase onipresentes por aquelas áreas e estão ali como uma alternativa aos carros que já começavam dominar as vias principais.

Aos 44 anos de idade, a sra. J. Pos-Greidanus e outros representantes estavam preocupados na época com motoristas que eram uma ameaça aos ciclistas, e então fundaram a Cycle Path Society. Como mulheres não eram permitidas de realizar ações legais na Holanda em 1914, o sr. GA Pos foi quem assinou a criação desse projeto. A Cycle Path Society não foi o único grupo criado em prol de ciclistas e ciclovias , porém é o mais antigo ainda em existência.

Veja a seguir um vídeo que conta essa interessante história:

Fonte: Portal Mobilize, com informações da Go Outside

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização