16 de junho de 2024

Protótipo de freio da Box é apresentado durante a Taipei Bike Show

O novo freio a disco hidráulico utiliza incorpora um revolucionário sistema de ajuste das manetes

BoxA marca norte-americana de peças e componentes Box apresentou oficialmente à imprensa seu novo freio a disco hidráulico. Batizado provisoriamente de Irene, o novo freio utiliza um novo e revolucionário sistema de ajuste do ângulo de abertura das manetes que, ao invés dos tradicionais parafusos ou dials de ajuste, utiliza uma alavanca paralela à manete que funciona como uma espécie de blocagem.

O novo sistema possui a vantagem de ser de fácil regulagem e não necessitar de ferramentas para o ajuste.

O ajuste é muito simples. A alavanca de ajuste na cor laranja (foto) fica em contato permanente com a manete de acionamento do freio, limitando a distância entre esta e o guidão. Para ajustar essa distância, basta empurrar a manete do freio para frente, destacando-a da alavanca. Em seguida, basta ajustar a blocagem da alavanca de ajuste para a distância desejada, travá-la e voltar a manete para sua posição original. Mais simples, impossível!

Box

O novo freio, cujo nome é uma homenagem à engenheira que projetou o sistema do ajuste das manetes, utiliza quatro pistões por pinça de freio, em pares de 17 e 14mm de diâmetro, mais do que o suficiente para os adeptos de modalidades mais agressivas do mountain bike, como o Enduro, o Freeride e o Downhill. Assim como a maioria dos freios a disco hidráulicos do mercado, o Irene utiliza fluido hidráulico do tipo DOT.

De acordo com a Box, o novo freio a disco Irene deverá ser lançado oficialmente até o fim do ano, com poucas modificações em relação aos protótipos apresentados durante a feira em Taipei (a maioria puramente estética).

Debutando no MTB – Fundada pela lenda do BMX e do Mountain Bike, o norte-americano  Toby Henderson, a Box produz desde 2011 peças e componentes para bicicletas BMX. No início deste ano, a marca anunciou sua entrada no mercado de mountain bikes, através do lançamento de uma nova linha de freios, câmbios e acessórios voltados para este seguimento.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização