15 de junho de 2024
Ciclistas dividem ciclovia com pedestres e até cachorros - Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pedestres e ciclistas disputam espaço de ciclovias em Goiânia

Quem anda de bicicleta diz que pista é estreita e teme acidentes. Pedestres alegam que calçadas estão em mau estado de conservação

Ciclistas dividem ciclovia com pedestres e até cachorros - Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Ciclistas dividem ciclovia com pedestres e até cachorros – Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Apesar de ser destinada aos ciclistas, a ciclovia da Avenida T-63, em Goiânia, vem sendo utilizada por muitos pedestres e praticantes de atletismo. Quem anda de bicicleta reclama que, além de ocupar o espaço destinado a eles, o risco de acidentes é alto. “Ela [a pista] é estreita, os carros estão junto à gente, lado a lado. Qualquer deslize de uma parte ou de outra pode ocorrer um acidente”, alerta o comerciante e ciclista Cláudio Valério.

Por outro lado, quem pratica exercício no local explica que não há placas que indiquem que a pista é de uso restrito a bicicletas.  “Eles têm que identificar e colocar no chão: ‘somente ciclista’. Eu acho que tem que ter uma pra ciclista e outra para atletismo”, opina o motorista Ricardo Bertassio, que usa a pista todos os dias para correr.

A costureira Cora Guimarães afirma ter ciência de que a ciclovia é para os ciclistas, mas explica que usa o local para caminhar por causa das más condições das calçadas.  “A calçada é muito irregular, não é bom. Aqui (na ciclovia) é ótimo”, afirma.

Segundo a prefeitura de Goiânia, a responsabilidade pela conservação da calçada é do dono do imóvel. Já em relação à falta de placas que restringem a área para ciclistas, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) alega que as obras da ciclovia ainda não foram concluídas.

Fonte: Portal Mobilize

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização