22 de junho de 2024

Documentário registra cicloviagem de São Petersburgo a Lisboa

Let's Bike It!

Let’s Bike It!, do russo Vladímir Kúmov retrata o estilo de vida e as soluções em mobilidade urbana de nove países europeus

Levar um estilo de vida ecologicamente correto e saudável é algo perfeitamente possível nas cidades. Pelo menos é o que propõem os dois jovens ciclistas russos Vladímir Kúmov e Peter Keleptrishvili em seu documentário Let’s Bike it! Uma viagem de bicicleta da Rússia a Portugal, que registra suas aventuras através das principais cidades europeias.

A viagem levou cerca de dois meses e meio para ser completada, teve início na cidade russa de São Petersburgo, rumo à capital portuguesa, percorrendo neste trajeto a distância de mais de 4 mil quilômetros e conhecendo a realidade da mobilidade urbana das grandes cidades da Finlândia, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, França, Espanha e, finalmente, Portugal.

O vídeo, exibido em mais de 80 cidades de 14 países, pretende conscientizar as pessoas sobre a necessidade de utilizar meios de transporte que favoreçam uma mobilidade urbana sustentável.

O projeto – O projeto surgiu quando Kumov, que retornava à Rússia após utilizar intensamente a bicicleta em Buenos Aires, Argentina, levou mais de quatro horas para se locomover do aeroporto até sua residência por culpa do intenso congestionamento no trânsito de Moscou“Ou proponho uma mudança radical ou vou ter que viver em outra cidade”, disse.

Seu manifesto deixa bem claro seu espírito e filisofia de vida: “Duas rodas, a liberdade de locomoção e a capacidade de parar para olhar cada detalhe, visitar lugares que só poderiam ser contemplados sem a utilização de automóveis… De acordo com (Ernest) Hemingway, a bicicleta traz a possibilidade de se conhecer os melhor os lugares, subindo e descendo as colinas”, declara Kumov em sua página na web.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização