20 de junho de 2024

SRAM lança grupo voltado para Downhill / Freeride

SRAM X01 DH

A marca norte-americana SRAM anunciou esta semana um novo grupo transmissor otimizado para utilização em bicicletas de Downhill / Freeride. Entre as características que mais se destacam no novo grupo X01 DH estão o novo pedivela em fibra de carbono e relação compacta do cassete de 7 velocidades Mini Block™. Além disso, o grupo possui uma série de outros diferenciais:

  • Troca de marchas otimizada para utilização em bicicletas de Downhill
  • Relação transmissora específica para DH
  • O grupo mais leves da categoria
  • Maior durabilidade e baixa manutenção
  • Tecnologia X-Sync™ no endenteamento das coroas
  • Baseado na tecnologia proprietária SRAM 1X™
  • Utilização de relação do cassete 10-24 dentes permite a utilização de correntes com o comprimento menor, diminuindo o peso e a possibilidade de queda da mesma.

Componentes

Pedivela X01 DH X-Sync™ Carbon

Pedivela

O novo pedivela X01 DH utiliza a tecnologia X-Sync™ otimizada para a utilização em pilotagem mais agressiva. Produzido em fibra de carbono, o novo pedivela de Downhill da SRAM combine rigidez e resistência a um baixíssimo peso final (menos de 800 gramas, com coroa incluída).

Trocador de marcha X01 7 velocidades

Shifter

Tirando proveito da tecnologia X-Actuation™ da SRAM, o novo passador de marchas X01 DH foi construído para ser utilizado em conjunto com o novo câmbio e o novo cassete X01 DH. Ao contrário da maioria dos passadores de marcha disponíveis atualmente, possui o corpo confeccionado em alumínio, garantindo sua resistência e durabilidade, fatores primordiais em um grupo de Downhill / Freeride. Como todo produto topo de linha da marca, é compatível com o sistema MatchMaker no guidão da bike.

Cassete XG-795 X01 DH Mini Block™ 7 velocidades

Cassete

Um dos destaques do novo grupo é o cassete de 7 velocidades X01 DH Mini Block, desenvolvido especialmente para criar uma relação de marchas otimizada para trechos de alta velocidade e que exigem retomadas de velocidade. Com a relação 10-24 dentes, em intervalos de dois dentes, a nova tecnologia, em tese, elimina a necessidade do uso de coroas duplas / triplas e por consequência, a utilização de guias de corrente.

Devido ao seu tamanho reduzido, o novo cassete é também o mais leve em produção atualmente. Compatível com qualquer roda que utilize o freehub XD, o novo cassete exibe um belo visual preto fosco.

Câmbio traseiro SRAM X01 DH X-Horizon™

Câmbio

O novo câmbio de 7 velocidades foi desenvolvido para proporcionar trocas de marchas suaves e precisas independente das condições do terreno. O novo X-Horizon™ praticamente elimina movimentos verticais causados pela troca rápida de marchas, além de reduzir significativamente o esforço no acionamento e as trocas de marcha indesejadas. Suas polias de 12 dentes utilizam a tecnologia proprietária Roller Bearing Clutch™ que mantém a corrente sob tensão constante, reduzindo o chacoalhar da mesma.

Além do novo câmbio traseiro SRAM X01 DH X-Horizon™, a SRAM disponibiliza também a versão de 10 velocidades, compatível com o grupo X0.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização