21 de fevereiro de 2024

Um drone como companheiro de pedaladas

Em um futuro próximo não teremos mais desculpas como a falta de companhia ou de segurança em nossas pedaladas

cyclodroneImagine-se em um futuro não muito distante, onde seu companheiro de pedaladas não é outro ciclista, mas sim um drone, configurado para voar a sua frente ou atrás, em uma distância e altitude pré-determinada, aumentando sua visibilidade e reduzindo as chances de ser atropelado por um veículo.

De acordo com os especialistas da empresa californiana Frog Design, esta tecnologia conceitual está mais próxima da realidade do que imaginamos. Entre as possíveis utilizações para uso ciclístico, encontram-se o monitoramento e escolta de pelotões de ciclistas e o acompanhamento em tempo real das condições do tráfego a frente, tornando o ciclismo de estrada uma atividade mais segura para seus usuários.

De acordo com Cormac Eubanks, desenvolvedor do Projeto Cycledrone, “a tecnologia é extremamente útil tanto para ciclistas solitários quanto para grandes grupos, que podem se beneficiar em ter uma espécie de ‘Safety Car’ voador, que não somente aumenta a visibilidade do atleta, mas também transmite informações sobre as condições da pista a frente, como visibilidade, trânsito e potenciais perigos. Creio que isto irá tornar o Ciclismo muito mais seguro”.

Mais do que um simples drone, o Cyclodrone é um verdadeiro “farol voador”, que pode ser configurado para voar em uma distância e altitude pré-determinada em relação ao(s) ciclista(s). O equipamento é pareado ao smartphone do atleta. Sensores se encarregam de manter o mesmo em uma distância segura em relação ao usuário, usando uma combinação de sinais infravermelho e wifi. Um farol de segurança no topo do equipamento se encarrega de criar um alerta de alta visibilidade para alertar veículos nas proximidades. Câmeras de alta resolução se encarregam de transmitir vídeos em tempo real das condições da pista.

De acordo com Eubanks, ainda não há a previsão de lançamento comercial do produto, que entretanto, está muito próximo de ser viabilizado.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização