15 de junho de 2024

Evil Undead, a arma secreta do campeão de Downhill Filip Polc

Evil Undead

Conheça em detalhes a bike que ajudou o ciclista eslovaco a vencer a Descida das Escadarias de Santos e o Valparaiso Cerro Abajo

Filip Polc é o nome do momento no cenário do Downhill Urbano mundial. Vencedor incontestável da City Downhill World Tour, o ciclista eslovaco acumula três primeiros lugares na etapa Descida das Escadarias de Santos e três vitórias na Valparaiso Cerro Abajo, onde venceu soberano neste último fim de semana.

Desde o ano passado, “Polcster”, como é conhecido pelos fãs, utiliza a bicicleta Evil Undead, com quadro de fibra de carbono e sistema de suspensão traseira Delta System Linkage.

Em competições, Filip sempre leva em sua bagagem dois tipos de amortecedores traseiros, com ajustes distintos, um deles com ajuste de compressão mais firme, para descidas urbanas:

Evil Undead

Para garantir a aderência nos terrenos e tração nas curva, Polcster utiliza em sua bike dois modelos distintos de pneus na frete e atrás. Como pneu dianteiro, optou pelo modelo Schwalbe Muddy Mary e na roda traseira, o eleito foi o modelo Hans Dampf, também da marca Schwalbe, que possui uma carcaça mais espessa e resistente, mais indicada para descidas em escadarias.

Para controlar a bike, Polc utiliza os freios Shimano Saint, com rotores (discos) de 203mm em ambas as rodas. Note na foto os arranhões causados pelas inevitáveis quedas inerentes ao downhill. Cicatrizes de batalha…

Saint

Na imagem abaixo é possível observar as aletas das pastilhas de freio com tecnologia Shimano Ice Tech que auxiliam a refrigeração das mesmas e garantindo a frenagem em quaisquer situações:

Ice Tech

No “cockpit” da Evil Undead é utilizado o revolucionário selim Morgaw, que possui entre suas características um sistema de amortecimento por elastômeros:

Morgaw

As manoplas escolhidas são as famosas SDG, fabricadas pela marca norte-americana ODI, que utiliza trava do tipo Lock-On:

ODI

Assim como os freios, o grupo transmissor escolhido foi o Saint, da Shimano, com câmbio traseiro short cage e cassete com a relação 11-23 dentes. Note na foto a blocagem da roda de 142mm:

Saint

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização