12 de junho de 2024

Cidade do México lidera compartilhamento de bikes na América Latina

Ecobici

Com mais de 180 mil usuários e 13,5 milhões de locações, a capital do México é líder na América Latina e a quarta cidade que mais utiliza o sistema de compartilhamento de bicicletas no mundo, atrás apenas de Paris, Pequim e Londres

Desde 2010, quando a capital mexicana tornou-se a primeira cidade latino-americana a implementar seu sistema público compartilhamento de bicicletas, o EcoBici, o número de ciclistas não tem deixado de crescer. Atualmente, a Cidade do México está em quarto lugar no uso de bicicletas públicas, atrás apenas de Paris, Londres e Pequim, e a frente de cidades ícones do uso da bicicleta como Amsterdã e Copenhague.

As cifras são otimistas: O sistema de compartilhamento EcoBici cresceu mais de 200% desde sua implantação, contando atualmente com mais de 3.600 bicicletas espalhadas em 275 estações, cobrindo uma área de 21 quilômetros quadrados. Para os próximos anos, seus desenvolvedores preveem um crescimento de até 70%.

De acordo com Miguel Ángel Mancera, prefeito da capital mexicana, nos próximos anos, o sistema Ecobici será ampliado para suprir mais 22 bairros, com a implementação de mais 171 estações, o que beneficiará até 60 mil novo usuários. “EcoBici é hoje o 4º maior sistema público de compartilhamento de bikes, superando Nova York e perdendo apenas para Paris, Pequim e Londres”. Mancera adiantou que os usuários do sistema poderão pagar pelo serviço utilizando cartões de crédito em todas as zonas de grande afluência turística, afim de facilitar o acesso deste serviço a turistas nacionais e internacionais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização