23 de junho de 2024

Nova lesão tira Nico Vouilloz da 1ª etapa da Enduro World Series

2013 Enduro World Series

Lenda do downhill se acidenta novamente poucos dias após se recuperar de lesão ocorrida no fim do ano passado

A sorte definitivamente não está do lado de Nicolas Vouilloz. Poucos dias depois de retornar aos treinos em bicicleta após um acidente que o deixou parado por vários meses, o atleta da equipe LaPierre de Enduro/Freeride/Downhill acidentou-se novamente, machucando seu joelho direito.

“Sofri novamente uma queda após voltar a pedalar depois de 5 meses de inatividade. Estava pedalando minha bike de cross-country quando me desequilibrei em uma sessão de baixa velocidade, enganchando minha bermuda no selim da bicicleta, caindo para o lado direito. Tudo que me lembro foi da perna tensionando e um terrível barulho de algo quebrando”, diz Nico.

O atleta foi prontamente submetido a uma cirurgia no joelho, que sofreu danos nos ligamentos lateral interno e no menisco. “Como já não tenho mais o ligamento cruzado, os médicos me recomendaram substituí-lo com um ligamento sintético, já que não irei muito longe se perder mais um ligamento! Isto me permitirá também uma processo de recuperação mais rápido”, completa.

O imprevisto teve como consequência a não participação de Nico na primeira etapa da Enduro World Series, a maior prova de Enduro do mundo, que será realizada no Chile. O atleta no entanto, está confiante em sua recuperação para poder participar da segunda etapa da prova, a ser realizada na Escócia.

No ano passado, uma grave queda que causou fraturas no osso escafoide e rompeu os ligamentos do joelho esquerdo deixou o atleta francês fora das competições por cinco meses.

Histórico de campeão – Considerado uma lenda viva do mountain bike, o francês Nicolas Vouilloz iniciou-se no mundo das competições em 1991. Logo em seu primeiro ano, ganhou o campeonato francês de Downhill na categoria cadete, com apenas 15 anos. Considerado uma lenda viva do Downhill, Nico, como é chamado por seus fãs, foi dez vezes campeão mundial em onze anos de carreira profissional. Em seu extenso currículo, constam nada menos que 5 edições da Copa do Mundo da UCI, 4 Campeonatos Europeus, 7 Campeonatos nacionais franceses, 2 Taças da França e 2 Avalanche Cup.

Em 2008, Vouilloz abandonou as competições de MTB para competir em ralis automobilísticos pela equipe Peugeot Bozian Racing, tendo vencido a edição de 2008 da IRC na classe Super 2000.

Após cinco anos longe do mountain bike, Vouilloz voltou a competir profissionalmente em 2007, por ocasião da quarta etapa da Copa do Mundo de Downhill da UCI em Champery, na Suíça, competindo pela Lapierre.

Nico Vouilloz

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização