12 de junho de 2024

Começa hoje a 12ª edição da Descida das Escadas de Santos

Evento passa a integrar a Copa do Mundo City Downhill Series. Premiação terá 10 mil euros divididos entre os cinco primeiros colocados

Descidas das Escadas de SantosAcontece entre os dias 7 e 9 de fevereiro em Santos (SP) a 12ª edição da Descida das Escadas de Santos no Monte Serrat, evento que para este ano traz inúmeras novidades. A principal delas é a inclusão da prova na Copa do Mundo City Downhill Series o que fez a premiação deste ano atingir o mais alto valor para este tipo de prova no Brasil. Serão 10 mil euros divididos entre os cinco primeiros colocados.

Outras mudanças aconteceram no percurso de 415 degraus, 850 metros de extensão e 147 metros de altitude. Para este ano, novas rampas e pulos inéditos desafiarão os ciclistas.

“O objetivo das mudanças na pista é tornar o trajeto mais divertido e desafiador. A Descida das Escadas de Santos exige técnica, resistência e velocidade”, declara Marcelo Coelho, idealizador do evento.

O eslovaco Filip Polc, atual campeão e recordista da prova, com 56s08, continua sendo apontado como favorito. Para quebrar a hegemonia de Polc, estão cotados atletas como o colombiano Marcelo Gutierrez, vice-campeão de 2013, com o tempo de 56s77, o chileno Antonio Leiva (59s14), o português Emanuel Pombo,  e os brasileiros Wallace Miranda, campeão em 2008 e 2009 e terceiro colocado ano passado, e Roger Vieira, jovem catarinense, revelação em 2013.

Estreiam na Descida das Escadas de Santos para buscar a coroa de rei do Monte Serrat o chileno Mauricio Acuña, que apesar de jovem acumula importantes títulos na carreira como a prova Valparaíso Cejo Abajo, o tcheco Tomas Slavik, experiente em 4X e BMX e o francês Fabien Cousinie.

A prova Descidas das Escadas de Santos será transmitida ao vivo no domingo pela TV Globo, durante o programa Esporte Espetacular.

Confira a programação oficial da Descida das Escadas de Santos:

7 de fevereiro (sexta-feira)

  • 13h00 – Descida a pé
  • 14h00 – 1 descida sem controle de tempo*
  • 16h30 – Término do treino livre

*em caso de chuva, este treino será cancelado.

8 de fevereiro (sábado)

  • 10h00 – Início dos treinos
  • 15h30 – Término do Treino Livre
  • 16h00 – Qualify/ Prova de categorias
  • 18h30 – Premiação das categorias

9 de fevereiro (domingo) 

  • 09h00 – 1 treino livre (10 melhores tempos do qualify), opcional
  • 10h00 – Semifinal masculina (10 melhores tempos do qualify)
  • 11h00 – Final Masculina (5 melhores tempos da semifinal)
  • 11h15 – Premiação Masculino

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização