23 de junho de 2024

10º Tour do Brasil percorrerá cerca de 50 cidades de SP e MG

Evento, entre os dias 9 e 16 de fevereiro, percorrerá cidades importantes do Interior Paulista

Os atletas percorrerão mais de mil quilômetros por cerca de 50 cidades paulistas e mineiras - Foto: Sérgio Shibuya / MBraga Comunicação
Os atletas percorrerão mais de mil quilômetros por cerca de 50 cidades paulistas e mineiras – Foto: Sérgio Shibuya / MBraga Comunicação

A edição de número 10 do Tour do Brasil/Volta Ciclística do Estado de São Paulo começa neste domingo, dia 9 de fevereiro. Até o dia 16, 20 equipes, sendo 14 nacionais, percorrerão mais de mil quilômetros por cerca de 50 cidades paulistas e mineiras, em busca do título da principal prova do gênero feita no país. O evento ainda contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), da classe, 2.2, motiva extra para ciclistas e equipes se empenharem ainda mais em busca das melhores colocações.

Com um percurso novo e técnico, a caravana percorrerá mais de 50 cidades no estado. As bases da competição são as cidades de Barueri, Sorocaba, Botucatu, Brotas, Águas de Lindóia, Atibaia e a estreante Monte Verde, em Minas Gerais, sendo a primeira vez que o evento sai do estado. O término será um circuito de cerca de 70 km na capital paulista, mais precisamente na Praça da República, válido também como Copa da República de Ciclismo.

Mas a caravana percorrerá inúmeros municípios ao longo da próxima semana, com destaque para Santana do Parnaíba, Cabreuva, Salto, Itu, Votorantim, Porto Feliz, Cerquilho, Tietê, Laranjal Paulista, Águas de São Pedro, São Pedro, Itirapina, Rio Claro, Cordeirópolis, Limeira, Engenheiro Coelho, Mogi-Mirim, Lindóia, Socorro, Bragança Paulista, Morongaba, Itatiba, Jarinu, Extrema (MG), Camanducaia (MG). Mais detalhes no site oficial.

O roteiro, com as distâncias de cada prova, é o seguinte: 9/02, Barueri/Sorocaba, 112 km; 10/02, Sorocaba/Botucatu, 146 km; 11/02, Botucatu/Brotas, 152 km; 12/02, Brotas – Contrarrelógio, 28 km; 13/02, Brotas/Águas de Lindóia, 191 km; 14/02, Águas de Lindóia/Atibaia, 157 km; 15/02, Atibaia/Monte Verde(MG), 102 km; 16/02 – São Paulo – Circuito no Centro, 70 km.

Principal evento do ciclismo nacional e um dos melhores do Continente, o 10º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo reunirá 20 equipes de seis países, Brasil, Colômbia, Paraguai, Portugal, Itália e Rússia. Serão cerca de 160 ciclistas percorrendo diversas cidades, numa disputa que promete ser acirrada e emocionante. O time Funvic, então em Pindamonhangaba, venceu a última edição em 2012, tornado-se bicampeão. No individual, o vencedor foi Magno Nazaret, da mesma equipe.

Fonte: Federação Paulista de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização