17 de junho de 2024

Retrofitz Diy, o kit que transforma calçados comuns em clipless

DiyUma pequena companhia sediada na cidade de Santa Cruz, Califórnia, lançou um produto no mínimo curioso. trata-se de um kit capaz de converter praticamente qualquer calçado em uma espécie de sapatilha clipless.

Retrofitz é uma empresa que produz um único produto, o Diy. Trata-se de um kit de conversão, composto por duas placas feitas de nylon injetado, duas juntas em borracha e alguns parafusos. Sua instalação é bem simples, embora talvez seja necessária a ajuda de um sapateiro para poder fazer furos no solado do calçado, que não poderá ter mais que 12mm de espessura. Uma vez realizada a instalação do kit, basta aparafusar os taquinhos de seu pedal de encaixe na placa externa e pronto!

O sistema é compatível com os principais modelos de pedais do mercado: Shimano SPD, Time Off Road, Crank Brothers, Ritchey, e Speedplay Frogs. O produto não é compatível com pedais de bicicletas de estrada.

DiyObviamente existem algumas limitações em sua utilização na prática. Um calçado adaptado jamais terá a mesma rigidez proporcionada por uma sapatilha, que foi feita especificamente para proporcionar uma boa plataforma de pedalada. Além disso, uma vez instalada no sapato ou tênis, a placa externa do kit e o taquinho do pedal ficarão um tanto quanto salientes, dificultando a caminhada.

Por outro lado, acabou aquela desculpa de não poder ir de bicicleta para a balada com aquele sapato super maneiro, não?

O kit para conversão Retrofitz Diy custa 50 dólares nos Estados Unidos e pode ser adquirido diretamente no website da empresa. Além do kit de conversão, a Retrofitz vende também três modelos de tênis (Adidas Samba, Onitsuka Tiger Mexico 66 e Converse Chuck Taylor Hi-Tops) já com o sistema instalado.

Diy

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização