22 de junho de 2024

Minhas Trilhas, o app do Google para fácil navegação por GPS

No meio da profusão de aplicativos de navegação por GPS para smartphones, o Minhas Trilhas pode passar despercebido. Sua interface gráfica minimalista pode sugerir um aplicativo com poucos recursos e sem muita utilidade na navegação em trilhas de mountain bike. Nada mais longe da verdade! O destaque do aplicativo reside justamente em sua leveza e velocidade, além de sua fácil utilização. E apesar de sua aparente simplicidade, o que não faltam são recursos.

Lançado originalmente com o nome Os Meus Percursos, o aplicativo desenvolvido pela equipe Google teve sua interface totalmente redesenhada, passando a oferecer um modo fácil de gravar e compartilhar trajetos via GPS.

O aplicativo permite, além de registrar o seu percurso, velocidade, distância e altitude. Durante a gravação, é possível visualizar os dados ao vivo, anotar o trajeto e ouvir anúncios de voz periódicos sobre seu progresso. Além disso, permite não apenas gravar os tracklogs localmente no cartão de memória do smartphone, como também remotamente através de uma conta no Google Drive. como não poderia deixar de ser, permite também o compartilhamento através da integração com o Google+, Facebook e Twitter.

O Minhas Trilhas traz ainda suporte a sensores biométricos de terceiros, como o Zephyr HXM e Polar Wearlink, ambos com tecnologia Bluetooth.

Ficou faltando apenas a possibilidade de se poder trabalhar com mapas off-line, recurso particularmente útil em locais onde não há acesso à Internet, já que neste caso, embora o aplicativo funcione, o tracklog não é sobreposto a um mapa.

Um dos aplicativos de navegação por GPS mais fáceis de usar do mercado

Facilidade de uso
Possibilidade de compartilhamento de trilhas com usuários de todo o mundo
Utiliza o Google Earth como imagem de fundo
Importa e exporta tracklogs no formato GPX
Capacidade de carregar mapas off-line
Preço

Bom!

O destaque do aplicativo reside justamente em sua leveza e velocidade, além de sua fácil utilização. E apesar de sua aparente simplicidade, o que não faltam são recursos.

O aplicativo está disponível para download gratuito para a plataforma Android. Para baixá-lo, clique no ícone abaixo:

google-play

Veja também:

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização