20 de junho de 2024
Panaracer Flataway

Panaracer Flataway, a solução barata para eliminar furos em pneus

Instalado entre o interior do pneu e a câmara de ar, o Flataway aumenta a resistência a furos
Instalado entre o interior do pneu e a câmara de ar, o Flataway aumenta a resistência a furos

A japonesa Panaracer, subsidiária do conglomerado Panasonic, lançou no mercado brasileiro um produto que promete facilitar e muito a vida de quem vive furando pneus durante suas pedaladas. Trata-se do Flataway, uma fita anti-furo, que instalada no interior do pneu garante uma proteção contra furos até 10 vezes maior que sem o produto.

Fato: nove em cada dez problemas mecânicos ocorridos em trilhas são causadas por furos em pneus. A busca por pneus cada vez mais leves e a falta de atenção quanto à pressão de ar adequada, aliados às irregularidades do terreno são os grandes responsáveis por obrigar muitos ciclistas a essas paradas forçadas para reparo ou substituição da câmara de ar.

Embora a utilização de rodas/pneus tubeless em conjunto com líquido selante seja atualmente a melhor solução para a prevenção de furos, trata-se de uma alternativa cara e nem sempre viável.

Panaracer Flataway
Panaracer Flataway

Uma alternativa relativamente barata é a utilização de fitas protetoras, instaladas entre o interior do pneu e a câmara de ar. Conhecidos popularmente no Brasil pelo nome de Mr. Tuff (nome de um dos primeiros fabricantes), trata-se de uma fita confeccionada em um material resistente a furos com o comprimento total do pneu e uma largura entre 30 a 40mm. Uma vez instalado, o material garante uma camada extra de proteção na banda de rolagem do pneu. As desvantagens deste tipo de material são o aumento substancial do peso rotacional da bicicleta e a dificuldade de instalação.

Aí que entra o diferencial da fita Flataway. Ao contrário de seus concorrentes, que utilizam compostos plásticos em sua confecção, a fita anti-furos Flataway utiliza fibra de kevlar, composto sintético utilizado em coletes a prova de bala, que pesa menos de 40 gramas por roda. Além disso, o lado que fica em contato com o interior do pneu é mantido no lugar através de uma fita adesiva, ao contrário dos produtos concorrentes que ficam soltos, dificultando a instalação.

No Brasil, o Flataway é vendido por cerca de 100 reais (par), nas versões Mountain Bike (40mm de largura) e estrada (30mm de largura).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização