22 de junho de 2024

SRAM une artes plásticas a projetos sociais

SRAM pARTUnir arte com projetos sociais. Desde 2011 esta tem sido a proposta marca norte-americana SRAM, que subsidia o projeto pArt, que fornece a artistas do mundo inteiro matéria-prima para a criação de esculturas feitas com peças e componentes de bicicletas. Todo o dinheiro arrecadado através do leilão dessas obras é doado para a fundação World Bike Relief, que distribui bicicletas para comunidades carentes na África Subsaariana e em outros países do Terceiro Mundo.

Ao inscrever-se no projeto, o artista plástico recebe uma caixa com 100 peças diversas de produtos das marcas SRAM, Avid, Truvativ e Rock Shox, que são utilizadas como matéria-prima para a criação de esculturas. Após um concurso no qual as obras são avaliadas e premiadas, as mesmas são leiloadas. O dinheiro resultante é utilizado pela World Bike Relief para a aquisição de bicicletas cargueiras que serão doadas para comunidades onde as distâncias representam um empecilho ao acesso à educação, economia e saúde.

Jim HoffmeisterProjeto social – A World Bicycle Relief seu trabalho pioneiro em regiões subdesenvolvidas do mundo. De acordo com a organização, com a bicicleta é possível percorrer distâncias quatro vezes maiores do que as que seriam percorridas a pé, transportar um peso cinco vezes maior e salvar até três horas ao dia em tempo de viagem.

Além disso, o acesso a serviços médicos, escolares e ao trabalho não só torna-se mais ágil, mas também mais seguro, contribuindo para uma melhoria na qualidade de vida da população carente em países subdesenvolvidos.

Desde sua criação, em 2005, o projeto já distribuiu mais de 115 mil bicicletas e treinou 800 mecânicos de bikes.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização