23 de junho de 2024

Nova marca entra em mercado dominado pela SRAM e Shimano

Fundada pela lenda do BMX Toby Henderson, Box entra “briga de cachorro grande” ao anunciar o lançamento de seu próprio grupo de transmissão

Apesar de pouco conhecida pela maiorias dos adeptos da bicicleta, a marca norte-americana de componentes para bikes Box sabe pensar grande. Fundada pela lenda do BMX Toby Henderson, em parceria com as empresas taiwanesas Lee Chi e Promax, a Box está entrando em plena “briga de cachorro grande”, ao anunciar seu próprio grupo de transmissão, para competir com nomes de peso como a Shimano e a SRAM.

Anunciados pela primeira vez durante a Interbike, o passador da Box possui um design único, que agrada visualmente logo ao primeiro olhar. Ao contrário da concorrência, utiliza uma única alavanca que, ao ser empurrada, move a corrente para o menor pinhão do cassete (ou a coroa menor, no caso do passador esquerdo). Apesar de sua compatibilidade com câmbios da Shimano de 10 velocidade, a intenção da empresa é que seus usuários utilizem-na em conjunto com seu novo câmbio traseiro, uma bela peça confeccionada no processo CNC, compatível com cassetes Shimano de 9 e 10 velocidades.

BoxAlém dos passadores e câmbio, faz parte do grupo transmissor o pedivela de coroa única e eixo de 35mm. De acordo com a Box, o novo grupo equipara-se em peso com o grupo Deore XT da Shimano.

Outra novidade da Box é seu novo freio a disco hidráulico, voltado para os adeptos de All mountain, Freeride e Downhill. O sistema utiliza 4 pistões ao contrário da maioria dos freios de XC, com dois pistões.

Uma solução inteligente adotada pela marca é a integração com as manoplas com as manetes de freio e passadores, que ficam presos ao guidão por meio de um único parafuso. O sistema é compatível com manoplas do tipo Lock-On das marcas ODI e THE (outra empresa de propriedade de Toby Henderson).

De acordo com a Box, os produtos deverão estar disponíveis no mercado a partir do segundo semestre deste ano. Ainda não há informações sobre preços.

Box

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização