17 de junho de 2024

Escócia proíbe propaganda de TV com ciclista sem capacete

AnúncioUma campanha sobre segurança de ciclistas nas ruas teve um de seus anúncios proibido na Escócia por mostrar uma ciclista sem capacete. O vídeo, com 42 segundos de duração, faz uma brincadeira inusitada com os motoristas, pedindo para “tratarem os ciclistas como se fossem cavalos”. Após algumas brincadeiras com bicicletas em estábulos e pistas de hipismo o narrador esclarece: “Só queremos dizer para diminuir a velocidade, tratá-los com cuidado e dar espaço na pista“.

O anúncio foi banido pelo órgão regulamentador de publicidade do Reino Unido, a Advertising Standards Authority – ASA, que entendeu que, ao mostrar uma ciclista pedalando sem capacete, a campanha demonstrou uma atitude “socialmente irresponsável”.

A decisão criou mal estar entre a comunidade ciclística escocesa, que entende que a decisão de utilizar ou não capacete é uma decisão pessoal, já que não há a obrigatoriedade de seu uso no país.

“Entendemos que, embora a legislação britânica não exija a obrigatoriedade do uso de capacetes por ciclistas, sua utilização é recomendada como uma boa prática. Nós consideramos que a cena onde uma ciclista aparece sem capacete prejudica essa recomendação. Por essas razões nós concluímos que o anúncio é socialmente irresponsável e pode encorajar comportamento prejudicial para a saúde a segurança.”

Vídeo:

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização