20 de junho de 2024
Motoristas não respeitam ciclofaixa em Rio Claro, SP - Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

Rio Claro, SP registra um acidente com ciclista a cada dois dias

Somente 10% das vitimas registram queixa, segundo Federação Paulista de Mountain Bike. Metade dos acidentes é causada pelo ciclista que desrespeita sinalização

Motoristas não respeitam ciclofaixa em Rio Claro, SP - Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV
Motoristas não respeitam ciclofaixa em Rio Claro, SP – Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV

A cada dois dias é registrado um acidente envolvendo ciclistas na cidade paulista de Rio Claro, segundo levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade. Em 2013 foram registrados 193 acidentes envolvendo ciclistas. Esse número poderia ser maior, já apenas 10% das vítimas registram queixa, segundo a Federação Paulista de Mountain Bike.

Os ciclistas reclamam que não são respeitados pelos motoristas de outros veículos. “O desrespeito é muito grande, eles invadem a faixa para ciclistas, não dão espaço para a gente passar”, reclamou a guarda mirim Giovana Sampaio.

A queixa é a mesma com relação ao comportamento dos ciclistas nas ruas. “É muito complicado, eles andam na contramão, um até bateu no meu carro uma vez. Não respeitam os semáforos, não sinalizam e andam de qualquer jeito”, reclamou o administrador Rodrigo de Oliveira.

Segundo o Presidente da Federação Paulista de Montain Bike, Clayton Palomares, cabe as duas partes respeitarem as leis de trânsito, pois muitos acidentes são causados pelo próprio ciclista que não respeita a sinalização. ”Metade dos acidentes envolvendo um ciclista no trânsito é causado pelo próprio condutor da bicicleta”, explicou o presidente.

Lei e fiscalização – Segundo a Polícia Militar, quem anda de bicicleta deve respeitar as leis de trânsito, como todo condutor de veículos e está sujeito às punições previstas no Código Brasileiro de Trânsito.

“Acho que respeito é a palavra de ordem. Uma fiscalização mais ativa e punir os infratores sejam eles ciclista, pedestre, motociclista ou motorista de carro. Para que a gente possa ter um trânsito que respeite a vida das pessoas”, disse o presidente.

Fonte: G1

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização