16 de junho de 2024
Foto: Pedal.Com.BR

Lucas Borba é campeão do Rei da Montanha Four-X

Foto: Pedal.Com.BR
Foto: Pedal.Com.BR

Alheio às quedas e brigas que marcaram o último dia de disputas do Rei da Montanha, neste domingo, o catarinense Lucas Borba garantiu o título da competição de mountain bike downhill. O piloto de apenas 18 anos venceu o “duelo particular” da bateria final com o equatoriano Alejandro Ortiz ao cruzar a linha de chegada em 33s652, em São Roque, no interior de São Paulo. O torneio, que abriu o calendário de 2014 da modalidade, reuniu quase 200 pilotos brasileiros e estrangeiros desde sexta-feira.

“Para ser rei não precisa ter idade. Estou muito feliz. Fiz a escolha certa da bike, a pista está mais parecida com dowhill. Eu me preparei bastante para essa prova, treinei bastante bicicross”, comemorou o jovem piloto, que é o atual campeão pan-americano júnior.

Determinado, Lucas já largou bem a bateria final e esteve sempre liderando o quarteto. O equatoriano Alejandro Ortiz  tentou pressionar o rival brasileiro. Mas, sem cometer nenhum erro nos 370 metros de pistas cheia de obstáculos, o jovem piloto conseguiu levar o título de Rei da Montanha, com o tempo de 33s652. O adversário estrangeiro chegou em 34s804. Doron Cattoni foi o terceiro colocado (35s110).

Briga – Além da disputa na pista, o dia também foi marcado por quedas e por uma briga entre dois pilotos. Após se chocarem em uma curva, Lucas Giovannini e Mario Jarrin caíram. Lucas, irritado, agrediu o equatoriano com seu capacete.

Na primeira bateria das semifinais, a queda de Person Pauletto logo na largada foi determinante no resultado final. Enquanto Junior Felix e A. Robl acabaram caindo, após se chocarem com Pauletto no chão, Alejandro Ortiz aproveitou para abrir vantagem. Com o tempo de 35s160, o piloto equatoriano cruzou a linha de chegada em primeiro. Felix ficou em segundo (38s964) e também garantiu vaga na final.

A segunda e última bateria valendo vaga na grande decisão foi dominada por Lucas Borba. Sem olhar para os lados, o brasileiro acelerou e chegou em primeiro com o tempo de 33s948, a melhor marca da etapa. Após cruzar a linha de chegada em 36s776, Doron Cottoni foi o segundo a avançar para a decisão.

Resultados

Masculino

Semifinal 1

  1. Alejandro Ortiz (EQU)
  2. Silvio Feliz Junior (BRA)
  3. A. Robl
  4. Person Pauleto (BRA)

Semifinal 2

  1. Lucas Borba (BRA)
  2. Doron Catoni (BRA)
  3. Lucas Giovannini (BRA)
  4. Mario Jarrin (COL)

Final Masculino

  1. Lucas Borba
  2. Alejandro Ortiz
  3. Doron Catoni
  4. Silvio Felix Junior

Final Feminino

  1. Juliana Alves
  2. Luana Oliveira
  3. Patricia Loureiro
  4. Bruna Ulrich

Fonte: Globo Esporte

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização