20 de junho de 2024
Mario Jarrin, do Chile - Foto: Divulgação

Pilotos de quatro países marcam presença no Rei da Montanha Four-X

Mario Jarrin, do Chile - Foto: Divulgação
Mario Jarrin, do Chile – Foto: Divulgação

Este fim de semana promete muita emoção com a realização do Rei da Montanha Four-X, competição de Downhill marcada para a pista montada no Ski Mountain Park, em São Roque. Trata-se do retorno da competição ao calendário nacional após seis anos e a expectativa é de grande sucesso. Pilotos de quatro países, Portugal, Chile, Equador e Brasil enfrentarão os desafio da pista de 370m, com 12 obstáculos, na qual terão de mostrar toda a habilidade. A Rede Globo de televisão mostra a prova decisiva ao vivo para todo o país, dentro do Esporte Espetacular.

Os destaques estrangeiros confirmados para a edição de 2014 são os chilenos Enrique Kiké Genova, quatro vezes campeão pan-americano e bicampeão mundial (94 e 95), e Andreas Blajtrach, bicampeão nacional em 2007 e 2008 e terceiro do ranking na temporada passada; os equatorianos Mario Jarrin, vencedor da Descida das Escadas de Santos em 2011, e Ivan Ortiz, campeão pan-americano Junior de 2011; e o português Emanuel Pombo, seis vezes campeão da Avalanche Raposeira. Os pilotos do exterior possuem grande experiência internacional e deverão dar bastante trabalho aos brasileiros.

O sistema de disputa deste ano prevê a participação de até 120 pilotos nas seletivas masculinas de sexta (com descidas individuais), passando 64 para as baterias de sábado, já com quatro competidores. Os 27 melhores passarão para a final do domingo, juntando-se aos cinco estrangeiros pré-selecionados. Já o feminino, terá 20 atletas direto na baterias do sábado, passando as 16 mais bem colocadas para a final no dia seguinte.

A programação oficial é esta: 17/01 – 8h às 11h, entrega de placas de identificação para o treino livre; 13h às15h, Eliminatórias; 18/01 – 8h as 9h15, Treino Livre, 9h45 às12h, 1ª Tomada de Tempos; 13h30 às 15h, 2ª Tomada de Tempos, 15h30, Congresso Técnico; 19/01 – 8h às 9h, Treino Livre, 9h30, inicio da Prova Principal.

Iniciado em 2003, com duas edições na temporada, o Four-X conquistou rápido os atletas e o público. A emoção da descida pelas 370 metros e cerca de 12 obstáculos são incríveis, tornando a competição bastante técnica e empolgante desde os treinos. De volta ao calendário nacional, com o nome de Rei da Montanha Four-X, o evento tem tudo para ser um sucesso, reunindo atletas do masculino e feminino.

O Rei da Montanha Four-X é uma realização e organização da Globo e Yescom, com patrocínio de Rexona, Caixa, Sedex e Camisinhas Olla e promoção e transmissão da TV Globo, Canal SporTV, Esporte Espetacular, GloboEsporte.com e EuAtleta.com. O apoio é da Água Schin, Montevérgine, Café 3 Corações, Bicicletas Bianchi e Penks Roupas e Acessórios, com apoio especial da Prefeitura de São Roque e Ski Mountain Park. A supervisão técnica é da CBC e FPC.

Fonte: Federação Paulista de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização