5 de dezembro de 2023

Espanha cria ajuda financeira para aquisição de bicicletas

Plano Pima Verde

Poucas semanas após a França anunciar um pacote de incentivos financeiros para trabalhadores que utilizem bicicletas para a locomoção ao local de trabalho, a Espanha anuncia que acaba de aprovar um novo plano para incentivar a aquisição de bicicletas no valor de até 600 euros, como forma de melhorar o trânsito das grandes cidades e a qualidade de vida das pessoas.

Com o novo plano, denominado PIMA Verde, o governo espanhol destinará um montante de 30 milhões de euros na forma de bônus para compra de bicicletas em todo o país da seguinte forma:

  • 600 euros para a aquisição de bicicleta cujo preço seja superior ao valor de 1.999,99 euros.
  • 400 euros para a aquisição de bicicleta cujo preço final esteja situado entre 1.000 a 1.999,99 euros.
  • 250 euros para a aquisição de bicicleta cujo preço final seja superior a 400 euros e inferior a 999,99 euros.

De acordo com fontes ligadas ao governo espanhol, o sucesso das medidas de incentivo a utilização da bicicleta como meio de transporte adotadas pela França foram determinantes para que a Espanha seguisse o exemplo. Segundo Miguel Arias Cañete, ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, “Devido a frágil situação atual da indústria, não há como obrigar as empresas a assumir mais gastos, porém é possível oferecer um novo plano de ajuda para incentivar a compra de bicicletas aos cidadão espanhóis, criando assim uma base onde no futuro as bicicletas assumirão um papel muito importante nas ruas de nosso país“, disse Cañete.

No que diz respeito aos modelos de bicicletas que poderão ser adquiridas através do PIMA Verde, “Somente bicicletas de tração mecânica poderão ser adquiridas mediante o novo plano“, afirma o ministro Cañete. De acordo com o ministro, qualquer bicicleta nova, seja mountain bike, passeio ou estrada, desde que acionada por pedais apenas poderá ser adquirida.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização