19 de setembro de 2024

Borealis Yampa, uma fat-bike “amiga da balança”

YampaNão há a menor dúvida que as fat-bikes são a mais nova mania entre os amantes da bicicleta. Sem rivais a altura ao pedalar em terrenos difíceis como areia ou neve, as fat-bikes, com seus pneus de 4 ou mais polegadas de largura, são garantia de divertimento.

Por outro lado, como o próprio nome diz, são bicicletas via de regra pesadas e de pouca manobrabilidade, se comparadas a mountain bikes comuns.

Com o intuito de reverter estas características e popularizar este seguimento de bikes, a empresa start-up Borealis lançou o modelo Yampa, construída com quadro de fibra de carbono, componentes SRAM XX1 e um surpreendente peso final em torno de 12,4kg.

O quadro merece destaque especial pelo seu acabamento primoroso e bem planejado. Para garantir uma maior resistência, o tubo da caixa de direção é conificado. Todo o cabeamento é roteado internamente, o que além de garantir um visual limpo, evita que galhos e arbustos enganchem na bicicleta. Seu triângulo traseiro possui espaçamento lateral de 190mm, o que lhe permite utilizar pneus de até 5 polegadas de largura. Além disso, possui orifícios para fixação de racks e alforjes para viagens, o que a torna a bike perfeita para aquela viagem pelo litoral que você estava planejando há tempos. E já que falamos de praia, é bom lembrar a importância de se manter hidratado: o quadro da Yampa possui nada menos que três locais para se fixar suportes de garrafas.

A Borealis Yampa é disponibilizada em duas configurações diferentes, a XX1 e a X9/X0, montadas com grupos de transmissão da marca SRAM do mesmo nome. Ambas são montadas com componentes Truvativ e rodas Surly. Além dos dosi modelos, a Borealis disponibiliza o quadro da Yampa separadamente. Seu peso total é de apenas 1.270 gramas.

Borealis YampaPedalar a Yampa é uma experiência única. Seus pneus extra largos, com grandes cravos e trabalhando a baixíssima pressão (15 psi, no máximo), dispensam qualquer tipo de amortecimento extra. Seu garfo rígido Borealis FF1, construído em fibra de carbono, pesa apenas 575 gramas e possui blocagem de rodas do tipo thru-axle de 15mm, o que lhe garante uma rigidez lateral incrível nas curvas. Aliados a tudo isto, sua altura da caixa de direção tornam bastante simples transpor troncos de árvores, raízes e pedras que assustariam o condutor de uma bike “normal”.

Apenas uma observação: no modelo XX1, a escolha de uma pedivela de coroa única (32 dentes) não nos pareceu muito acertada, principalmente em situações de maior aclividade.

Para finalizar, a Borealis anuncia que a partir do anos que vem estará disponibilizando a opção de se utilizar seus aros Carbondale carbon que, segundo a companhia, poderá reduzir ainda mais o peso final desta fat-bike para incríveis 9,9kg!

Nada mal para uma “bicicleta gorda”…

Para maiores informações, visite o site da Borealis.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização