12 de junho de 2024

Em ano de ouro, João Paulo Firmino comemora evolução e títulos

Atleta patrocinado pela Scott conquistou diversos títulos nesta temporada; destaque para o Big Biker

João Paulo Firmino2013 é um ano para ficar marcado na história do atleta João Paulo Firmino (Scott/Pedal Pro). Experiente e bastante conhecido no circuito de mountain bike brasileiro, o ciclista experimentou durante esta temporada um protagonismo inédito: conquistou títulos, como o Big Biker Cup, e foi presença constante no pódio das principais provas do calendário nacional.

Aos 32 anos, o experiente atleta se dedicou bastante para vencer rivais de peso no cenário brasileiro. Como recompensa, títulos do Desafio Marcio May, do Canastra Ride e Top 3 na Copa Internacional XCM, Brasil Ride (categorias Américas e Warm Up), 100km dos Canaviais, além da conquista do Big Biker.

“É uma alegria muito grande, depois de treinar tanto, ter um ano como esse. Em 2012 consegui o bicampeonato do GP Ravelli, o que foi muito importante, mas os resultados desta temporada foram incríveis. Tive muito apoio dos meus patrocinadores, evoluí bastante, e consegui ter uma boa visibilidade – o que caracteriza 2013 como o meu melhor ano como atleta”, comentou João Paulo.

Para ele, o ponto alto da temporada foi a vitória do Big Biker. Conquistou duas das quatro etapas da competição e sagrou-se campeão de uma das mais tradicionais provas do mountain bike no Brasil.

“Além de ser uma das maiores copas do país, este evento me fez crescer muito. Desde o início, sempre acreditei que podia vencer, porém precisava fazer algo diferente entre meus treinamentos, pois tinha uma queda de desempenho no final das etapas. Ao lado do meu treinador Odair Pereira, me dediquei ao máximo e fiz treinos que considerei perfeitos – chegava em casa sem dúvidas a respeito do que tinha feito. No fim, tudo acabou dando certo”, comemora.

Equipamento – Em 2013, João Paulo pedalou uma Scott Scale RC 29”. Para ele, o alto nível da bike e dos componentes foram importantíssimos para as conquistas alcançadas por ele na temporada.

“Essa bike foi um dos fatores que me ajudou demais nas minhas conquistas. Ela é muito leve, rápida e precisa – tudo o que um atleta de mountain bike quer! Tive provas muito duras e longas, algumas delas com chuva forte, que exige demais do equipamento. A Scale me permitiu concluir todas as provas sem comprometer suas funcionalidades”, explicou.

Para 2014, João Paulo deverá continuar com os mesmos patrocinadores e apoiadores de 2013 durante sua rotina de treinos que se divide entre pedaladas de mountain bike e speed, intercaladas com treinamentos funcionais e academia. Em média, o atleta encara cerca de 4 horas diárias de treinos, somando um total de 400 a 600 quilômetros por semana de pedal.

João Paulo Firmino tem patrocínio de Scott e Pedal Pró e apoio de Cofrana Fiat, Oficina Brasil e Amendola Group, além do suporte da equipe Scott-Fittipaldi.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização