25 de abril de 2024

Ribeirão do Meio e Ribeirão de Baixo (Chapada Diamantina)

Por Gustavo Soares e Nayara* – A Chapada Diamantina hoje é sinônimo de Brasil Ride! Então fizemos uma viagem de carro, Brasília-Lençóis para conhecer as trilhas da região. Não foi nenhuma surpresa descobrir que as trilhas de lá são ótimas!!!

Trilha curtinha e rápida. As pessoas fazem a pé, mas uma a cada dia. De bike, dá pra visitar os dois lugares numa tarde só. O percurso tem aproximadamente 15 km. Partindo de Lençóis a trilha começa por um estradão que leva ao Tobogã Natural, onde há uma pedra muito lisa onde se escorrega pela água até um poço bastante profundo. Depois fomos ao Ribeirão do Meio.

O pedal começa num estradão, depois entramos num single track, onde há muitas pedras, o risco de furar um pneu é grande. As pessoas normalmente fazem essa trilha a pé devido a essas dificuldades técnicas, mas dá pra fazer de mountain bike tendo um pouco de habilidade.

É uma trilha de dificuldade fácil. Recomendamos procurar um Guia Turístico na Associação de Guias Turísticos de Lençóis para fazer estes trajetos. Eles não cobram caro, possuem treinamento em primeiros socorros, mecânica de bicicletas e conhecem bastante a região. Uma sugestão é o Guia Dila, que esteve conosco em quatro trilhas que fizemos lá na Chapada.

[sgpx gpx=”/wp-content/uploads/gpx/Toboga_e_Ribeirao.gpx”]
*Gustavo e Nayara fazem parte da Equipe de Ciclismo Amadora Perdidos na Trilha BsB
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização