12 de junho de 2024

Todas as bicicletas do campeão mundial Jose Hermida

O campeão mundial de Mountain Bike abre as portas de sua garagem para que possamos conhecer todas as bicicletas utilizadas por ele ao longo de sua carreira

HermidaO ciclista Jose A. Hermida reúne em sua garagem um pedaço enorme da historia do mountain bike internacional. Um dos melhores mountain biker da atualidade nos apresenta oito de suas “jóias”, desde a original Diamond Back Apex com a qual participava de competições como Júnior durante os anos 90, até a Merida Big Nine, que por pouco não lhe garantiu sua segunda medalha olímpica em Londres.

Confira abaixo as bicicletas que garantiram títulos de importância na carreira deste talento do mundo do mountain bike:

Diamond Back Apex 1995

Diamond Back Apex 1995

Aqui começa a história. A marca norte-americana Diamond Back criou em 1992 uma coleção de bicicletas mountain bikes lideradas pelas linhas Apex e Axis com uma geometria “quadradona” bastante diferente em relação aos quadros atuais com os top tubes “sloped”. Esta foi a bicicleta com que Hermida começou sua formação no esporte durante os anos ’90.

Scott Endorphin 1997

Scott Endorphin

Uma das versões da Endorphin, um dos primeiros quadros de fibra de carbono da Scott. Como membro da equipe Scott International, Hermida competiu com esta bike durante as temporadas de 1997 e 1998.

Bianchi Replica Team 1999

Bianchi Replica Team 1999

Após dois anos competindo pela equipe Scott International, em 1999 José Antonio Hermida vai para a equipe Bianchi, dando início a uma estreita relação que o levaria a alcançar alguns de seus maiores êxitos, entre eles, seu primeiro título de Campeão do Mundo, em setembro de 1999.

Bianchi Oetzi

Bianchi Oetzi

Pouco tempo depois, a Bianchi alterou o nome de sua equipe para Bianchi-Motorex e Bianchi-Albacom, sempre fazendo uso de bicicletas muito similares entre si, alterando apenas componentes, como o amortecedor dianteiro. Este exemplar rompe com a mítica cor verde celeste que caracteriza as bikes da Bianchi.

Merida 2004

Merida 2004

Jose Antonio Hermida chegou a equipe Multivan-Merida em 2004, um ano olímpico. Neste ano, sagrou-se campeão europeu e de quebra, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Merida O Nine World Champion 2010

Merida O Nine World Champion 2010

Uma bicicleta que passaria para a história. Com ela, Hermida consolida seu título de Campeão Mundial em Mount Saint Anne, Canadá. Entre os componentes desta bike, destacam-se o grupo transmissor de 2 x 10 velocidades e o amortecedor dianteiro DT Swiss. A  O Nine Team foi a última bicicleta aro 26″ a ganhar um, Campeonato do Mundo.

Merida O Nine Champion 2011

Merida O Nine Champion 2011

Quase a mesma bicicleta com a qual competiu em 2010, atualizada com as cores de Campeão do Mundo e uma presença maior de componentes SRAM, destacando-se o pedivela XX.

Merida Big Nine Londres 2012

Merida Big Nine Londres 2012

Uma bicicleta especial com um nome especial. Esta é a Merida Big Nine que quase garantiu a Jose Antonio Hermida sua segunda medalha olímpica nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização