23 de junho de 2024

Red Bull Kirimbawa promete fortes emoções na Amazônia

Atletas enfrentarão 50 km correndo, 104 km pedalando e 45 km remando

Red BullNo dia 7 de dezembro, 81 homens e nove mulheres buscarão o título de “grande guerreiro” na Red Bull Amazônia Kirimbawa, competição multiesporte que acontecerá no coração da Floresta Amazônica. Noventa competidores, divididos em trinta times de três participantes, se enfrentarão nas modalidades corrida, mountain bike e canoagem.

Os corredores largarão de dentro da tribo Inhaã-bé e percorrerão um trajeto de cerca de 50 km. Em seguida, será a vez dos atletas de Mountain Bike encararem 104 km por dentro da floresta em um cenário desafiador em que passarão pelo “quadrilátero da morte”, entre outros pontos.

De dentro da tribo Inhaã-bé, os corredores largarão pelo título de Kirimbawa, termo que dá nome ao evento e que significa “grande guerreiro”, em dialeto indígena local. Eles enfrentarão um percurso de 50 km por mata fechada, rios e outros obstáculos naturais até passarem o bastão para seus companheiros, prontos para encarar o trecho de bike.

Por sua vez, os atletas de mountain bike vão pedalar por 104 km pela parte mais complicada do percurso.  Será necessária muita coragem e preparo para passar pela região amazônica conhecida como “quadrilátero da morte”, que recebeu esse nome dos oficiais do Exército Brasileiro pela quantidade de onças pintadas que habitam o local.

A prova será fechada pelos atletas da canoagem, que precisarão de braços fortes para encarar 45 km pelo Rio Negro até terminar todo o circuito de mais de 200 km ao longo da floresta amazônica. Apesar de passarem por trechos de dificuldade técnica, os competidores vão se deparar com um visual inigualável, ao ter como um dos pontos altos da aventura o encontro entre as águas do Rio Negro e Solimões.

Fernanda Maciel será um dos principais destaques entre os corredores. Recentemente, ela venceu o Everest Trail Race, considerada uma das corridas de montanha mais importantes do mundo. Já entre os ciclistas, Rubens Donizete é um dos grandes nomes. O mineiro representou o Brasil nas duas últimas edições das Olimpíadas. Outro que foi representante brasileiro nos últimos jogos olímpicos é Sebastian Cuattrin. O experiente canoísta esteve nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000), Atenas (2004) e Pequim (2008).

Para mais informações, acesse o site do evento.

Fonte: Ativo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização