23 de junho de 2024

Inglesa quer ser a primeira mulher a pedalar até o Polo Sul

Maria LeijerstamCiclismo de inverno normalmente significa equipar nossas bicicletas com para-lamas e esquivar-se de poças de lama e de água da chuva. Para Maria Leijerstam, uma inglesa especialista em corridas de aventura, o significado é bem mais radical: ela pretende tornar-se a primeira mulher a pedalar 800km rumo ao Pólo Sul.

Maria levou dois anos planejando cada etapa do desafio, que envolve a travessia de geleiras, abismos de gelo e ventos de até 160 km/h em uma bicicleta recumbent de três rodas projetada especialmente para a aventura. A bicicleta, que foi construída pela Ice Trike na região da Cornualha, utiliza pneus especiais com 4,5 polegadas de largura, oferece uma boa vantagem sobre a equipe concorrente de Maria, que utilizarão bicicletas do tipo fat bike e tentarão o mesmo desafio, mas por rotas diferentes.

Maria LeijerstamLeijerstam, que dirige a empresa de personal trainning e eventos Multisport Wales (País de Gales), está passando pela etapa final de seu treinamento antes do desafio, que deverá iniciar no dia 8 de dezembro e terminar em 7 de janeiro de 2014.

Sua preparação envolveu sessões de treinamento em temperaturas de -20C dentro de um congelador industrial, andar de bicicleta em um lago congelado na Sibéria, além de pedalar em geleiras e montanhas da Islândia e da Noruega. Parte do seu treino envolveu também enfrentar de bike as dunas na praia Merthyr Mawr perto de sua casa, para aprimorar seu condicionamento físico. De acordo com Maria: “Mesmo não sendo neve, as características físicas da areia são similares a neve. Estou muito feliz de dizer que consegui pedalar até o cume das dunas com 90 kg de peso em minha bicicleta. Isto mostra que minhas pernas estão fortes”.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização