Nos dias de hoje, a escolha de um pneu para mountain bike não se baseia apenas na qualidade e função, mas também no preço, na durabilidade e gosto pessoal.
Com a indústria de pneumáticos cada vez mais focada em produzir modelos específicos para as diversas modalidades de mountain bike, alguns modelos chegam a ter sua durabilidade reduzida para proporcionar mais desempenho em competições. Daí a necessidade de se ponderar sobre os benefícios de cada modelo.
Confira abaixo cinco modelos de pneus que já eram muito bons, mas que graças a novas tecnologias prometem ficar ainda melhores em seus modelos 2014:
Kenda Nevegal X Pro
Os pneus da linha Nevegal tem sido o carro-chefe da marca de pneus Kenda por nada menos do que 13 anos. Para 2014, a linha foi totalmente redesenhada e a partir de agora passa a se chamar Nevegal X Pro. Os engenheiros da Kenda trabalharam em conjunto com a lenda viva do mountain bike John Tomac durante todo este ano com o intuito de aprimorar a resistência de rolagem e a durabilidade do pneu, sem perder uma de suas melhores características: a tração.
A nova versão é 150 gramas mais leve e possui uma superfície mais arredondada, além de cravos mais inclinados, o que ajuda na velocidade final, além de terem seu tamanho otimizado de acordo com o diâmetro (o modelo para aros 29″ tem os cravos mais curtos em relação aos modelos 26″). Nos modelos tubeless, as paredes laterais foram reforçadas.
Os pneus Kenda Nevegal X Pro estarão disponíveis a partir de 2014 em todas as versões de tamanho de rodas (26″, 27.5″ e 29″).
Schwalbe Rock Razor
O Rock Razor é o modelo “endureiro” da Schwalbe. Seus cravos centrais são mais curtos em relação aos laterais, o que garante uma boa velocidade em trilhas compostasd por pedras, cascalhos e raízes. Já os longos cravos laterais garantem o máximo de tração nas curvas, tornando-o excelente para ser utilizado como pneu traseiro.
O peso deste pneu é de 665 gramas, em sua versão SnakeSkin (com reforço nas paredes laterais). O novo Schwalbe Rock Razor utiliza o composto PaceStar compound, or a more robust Super Gravity version with tacky TrailStar compound, which weighs 920-grams. It will be offered in 26” and 27.5” diameters with a 2.35” width. A Schwalbe informa que este pneus faz uma combinação perfeita com o modelo Magic Mary instalado na roda dianteira.
Maxxis Ardent Race
A Maxxis acaba de preeencher a lacuna deixada entre seu modelos de pneu Ardent (para Trail/all Mountain) e o Ikon (para Cross-Country) com o novo modelo Ardent Race. De acordo com o fabricante, trata-se de um pneu ideal para quem procura um pneu de rolagem rápida como o Ikon, mas necessita de uma pneu com maisor tração nas curvas.
O novo Maxxis Ardent Race utiliza borracha de tripla densidade em sua fabricação, e é tubeless-ready.
Será disponibilizado nos diâmetros 26”, 27.5” e 29”, todos na medida lateral de 2.2 polegadas.
Specialized Ground Control Grid 2Bliss Ready
Uma nova tecnologia na construção da carcaça deste pneu, denominada Grid 2 Bliss Ready, aumenta a durabilidade e a resistência a furos nos novos modelos 2014 da marca Specialized Fastrak, Purgatory, Butcher e Ground Control.
A carcaça é baseada no antigo sistema Grid UST, porém muito mais leve. O modelo Ground Control Grid 2 Bliss Ready na medida 29 x 2.3 pesa apenas 760 gramas, nada menos que 170 gramas mais leve que o antigo Grid UST. Os modelos Ground Control Grid 2Bliss Ready são tubeless-ready.
Os modelos Grid 2 Bliss Ready já encontram-se disponíveis para a venda.
Michelin Rock’R2 Advanced
Os downhillers patrocinados pela Michelin, Fabian Barel e Nicolas Vouilloz têm competido – e vencido – muitas provas a bordo do protótipo de pneu Rock’R 2, desenvolvido ao longo de dois anos e meio e disponível para a venda a partir de 2014.
Em adição à sua parede lateral rugosa e grandes cravos laterais desenvolvidos para condições de lama intensa, os cravos frontais são feitos de um novo composto de altíssima aderência denominado Magi-X. Como ele é muito macio, recomenda-se sua utilização somente como pneu frontal. Uma outra versão, fabricada com o composto Gum-X, mais duro, é oferecido como opção para uso na roda traseira.
O novo Michelin Rock’R2 Advanced será comercializado nas três versões de diâmetro de rodas. O peso dos modelos não foi informado pelo fabricante.