23 de junho de 2024

Pedalar em pelotão reduz o desgaste físico em até 75%

PelotãoO esporte é individual, mas a interação com o grupo representa um dos princípios do ciclismo. Durante as provas, algumas “regras” de convivência precisam ser respeitadas para que as pedaladas em meio ao pelotão não acabem em acidente. Qualquer descuido pode resultar na queda de um grande número de ciclistas. Por isso, tranquilidade e foco são essenciais para o sucesso na corrida.

Os profissionais pedalam tão próximos uns dos outros para aproveitar o vácuo. Assim, a resistência do vento fica menor, cansando menos. “O ciclista economiza até 75% de energia no vácuo de outro atleta”, afirma o professor de ciclismo Marcelo Iannini, bicampeão brasileiro.

No caso, quanto mais próximo do outro, melhor. “É bem delicado. Uma encostada já pode te desequilibrar. É preciso muito treino para que, na hora da corrida, você consiga lidar com os riscos”, alerta Kleber Ramos, brasileiro mais bem colocado no Tour do Rio deste ano.

Fonte: Correio Braziliense

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização