22 de junho de 2024

LoccaMini, a solução eletrônica contra roubos de bicicletas

Dispositivo determina a localização bicicleta roubada com precisão

Locca Mini

Com o alto custo das bicicletas e equipamentos, uma das maiores preocupações hoje em dia é como proteger nosso investimento dos ladrões de bikes. Somente no ano passado foram registrados 567 casos de roubos de bicicleta no Distrito Federal, a uma média absurda de 47 bikes roubadas/mês.

Para tentar evitar este problema que ocorre não só por aqui, mas em todo o mundo, que a marca austríaca Locca desenvolveu um dispositivo de localização denominado LoccaMini, que ajuda a recuperar bicicletas roubadas. Caso a bicicleta não se encontre no local onde foi estacionada, é possível saber a sua exata posição, permitindo inclusive auxiliar a polícia na captura do ladrão, através de um aplicativo para smartphone (compatível com Android, iPhone e Windows Phone) ou de página na web.

Resistente a água, golpes e quedas, o LoccaMini pode ser fixado em vários locais da bicicleta, entre eles no porta-caramanhola. Para utilizá-lo, é possível definir zonas de segurança nas quais a bicicleta possa ser colocada sem que o alarme seja ativado. Por outro lado, o LoccaMini está equipado com um sensor de movimento: se a bicicleta está sendo retirada de seu local sem permissão, um forte alarme é ativado, enquanto seu proprietário é avisado através de mensagem em seu smartphone. Além disso, em caso de acidente o aplicativo poderá  informar os familiares ou amigos de forma automática.

LoccaMiniO dispositivo utiliza a tecnologia AGPS (GPS assistido), triangulação móvel GSM, Wifi, Bluetooth de baixo consumo e rastreador FSK (modulação digital por deslocamento de frequência), assím como indicador luminoso e sonoro. Sua bateria utiliza sistema inteligente de gerenciamento de energia, o que garante a duração de até 30 dias em mode de repouso. Para poupar ainda mais o consumo, o LoccaMini só é ativado em caso de movimento da bike.

Para funcionar, o LoccaMini está equipado com um chip telefônico (SIM Card) que permite seu funcionamento em todo o mundo através de uma tarifa única mensal de 9,90 euros, que cobre todos os custes de tráfego de dados. Após os primeiros seis meses de contrato, o serviço pode ser pausado durante até três vezes ao ano, como por exemplo, no caso da bicicleta ficar guardada por um longo período de tempo.

Com o objetivo de acelerar a produção em série deste dispositivo, a Locca colocou em marcha sua venda antecipada através da plataforma de crowdfunding Indiegogo. O produto pode ser encomendado pela Internet ao preço de 129 euros que inclui a primeira cota semestral do SIM Card. Até o dia 3 de dezembro. os usuários poderão beneficiar-se de um desconto de 30% sobrte o valor da compra. O LoccaMini será entregue no início de 2014 diretamente a todos os clientes que adquirem este dispositivo de localização.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização