15 de julho de 2024

Como a tecnologia Google Glass poderá interagir com os ciclistas

Google GlassO Google Glass é um acessório em forma de óculos que possibilita a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada. Também chamado de Project Glass, o eletrônico é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar vídeo conferências. Seu lançamento está previsto para 2014, e seu preço deve ser de US$ 1,5 mil.

A lente de projeção do Google Glass não ocupa todo o campo de visão do utilizador e possui uma tecnologia de foco que permite ao observador ler o seu conteúdo sem a necessidade de mudar seu foco de visão. Todos esses cuidados garantem o conforto e a segurança da pessoa que utilizar a tecnologia.

Entre as inúmeras modalidades esportivas que serão beneficiadas com esta tecnologia, destaca-se o ciclismo. Conheça alguma das possibilidades proporcionadas por este equipamento, mediante a utilização de aplicativos específicos:

Manutenção

Manutenção

Ninguém mais será pego de surpresa por causa de peças gastas, instalação incorreta ou quaisquer outro problema de funcionamento. Aplicativos para Google Glass poderão fazer um checklist de todos os componentes de sua bike, alertando-o sobre a proximidade da data de revisão ou troca de componente.

Fotografia e vídeo

Fotografia e vídeo

Diga adeus às câmeras de capacete volumosas. Com o Google Glass não apenas você estará apto a fazer fotografias e filmagens no formato Full HD, como visualizar as filmagens em tempo real de amigos pedalando nas proximidades. Além disso, todo o material pode ser compartilhado nas principais redes sociais, como Google+, Facebook e Twitter.

Treinamento e técnica

Treinamento e técnica

Com o Google Glass será possível consultar informações sobre técnicas de transposição de terrenos. Além disso, treinadores de atletas profissionais e entusiastas poderão acompanhar em tempo real o treino de seus alunos, visualizando o percurso e informações importantes como velocidade, frequência cardíaca, altimetria, temperatura etc.

Emergência médica

Emergência médica

As lesões são uma parte inevitável na prática de andar de bicicleta. Uma avaliação médica imediata e aconselhamento online pode ser de suma importância para se evitar complicações. Informações provenientes do Google Glass poderão orientar o ciclista desde os procedimentos básicos de primeiros socorros, como informar a direção do hospital mais próximo.

Navegação contextual

Navegação

O Google Glass poderá substituir com vantagens os atuais aparelhos de GPS, não só fazendo o “básico”, como navegação por ruas e trilhas mediante roteamento, mas também analisando a superfície do terreno e alertando sobre obstáculos, buracos, etc., com a possibilidade de se marcar o local e alertar as autoridades competentes.

Compras

Compras

As possibilidades de compras online via Google Glass são infinitas. Lojas virtuais poderão informar preços e informações técnicas sobre produtos a serem substituídos. O Google Glass identificará automaticamente o produto e apresentará alternativas para compras.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização