12 de junho de 2024

Designers de bicicletas falam sobre o futuro das aro 27.5

Nino SchurterBicicletas de mountain bike com rodas aro 27.5 polegadas (650b) já deixaram de ser uma mera curiosidade há tempos. Dezenas de grandes marcas de bicicleta oferecem bikes e componentes voltados para este formato. Mas afinal, a quem se destinam as 27.5″?

Quatro dos principais desenvolvedores de bicicletas dos Estados Unidos, especializados em diferentes disciplinas do mountain bike, dão aqui sua opinião sobre o perfil ideal do usuário de bicicletas aro 27.5:

Sean Coffey (Diretor de marketing da Ritchey): Acredito que as bicicletas 650b ou aro 27.5 são ideais para todo tipo de ciclista. No Cross-Country, a roda 650b wheel ultrapassa melhor os obstáculos que o aro 26 polegadas. Além disso, a bike é mais leve e mais manobrável que um aro 29 polegadas. Com um centro de gravidade mais baixo que as 29ers, as aros 27.5 ajustam-se melhor àqueles ciclistas que não são particularmente altos.

Sal Crochiola (Gerente da linha de produtos da Jamis): Não existe uma regra geral, mas existem basicamente dois tipos de ciclistas que irão se beneficiar ao utilizar uma 27.5: Primeiro, ciclistas que possuem uma postura de pilotagem mais agressiva irão achar as 27.5 mais manobráveis e nervosas que as aros 29″. Em segundo lugar, ciclistas de baixa estatura que não se sentem confortáveis em uma 29er. Temos ouvido cada vez mais mulheres que compraram uma bike 29er, mas acabaram por migrar para a plataforma 650b.

Chris Cocalis (Proprietário da Pivot Cycles): A modalidade de mountain bike Enduro está crescendo cada vez mais aqui nos Estados Unidos e na Europa. Tenho ouvido os maiores ciclistas da modalidade discutindo sobre as vantagens e desvantagens de se utilizar este ou aquele formato.

Qual a bicicleta de enduro é melhor? Uma 29er com médio curso de amortecimento ou uma aro 26″ com curso longo?

Se podemos ter o melhor dos dois mundos? Sim, sem dúvida! As bicicletas aro 27.5 serão a grande aposta para 2014 no mountain bike enduro.

David Turner (Proprietário da Turner Bikes): Eu mantenho meus pés no chão no que diz respeito às 27.5 no cenário do Downhill. Simplesmente não acredito que os pilotos de downhill mais rápidos e talentosos irão querer pilotar bikes com aros maiores. Não existem vantagens técnicas no formato para esta modalidade.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização