25 de abril de 2024
Bicicletas serão transportadas somente fora dos horários de grande movimento - Foto: Divulgação

Florianópolis testa ônibus com suporte para bicicleta

Ciclista entra pela porta de trás e coloca a bicicleta em um dos três racks apropriados

Bicicletas serão transportadas somente fora dos horários de grande movimento - Foto: Divulgação
Bicicletas serão transportadas somente fora dos horários de grande movimento – Foto: Divulgação

O primeiro ônibus com suporte para bicicletas está circulando nas ruas de Florianópolis (SC). Em caráter experimental, o veículo está operando na linha Canasvieiras/Trindade e chama a atenção pela sua pintura especial, que faz menção à Copa 2014.

O supervisor de operações da empresa Canasvieiras, Marcelo Santana, explica que o veículo vai funcionar em caráter experimental por, no máximo, 45 dias. “Avaliaremos o chassi, a carroceria e veremos o que a prefeitura exige no edital do transporte público, para ver se esse tipo de veículo pode circular”, informa.

Para o presidente da da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo), Daniel de Araújo Costa, a iniciativa é boa, mas ainda longe do suficiente. “Já é um começo, mas ainda é muito pouco. Andei em ônibus que transportam bicicletas em outras cidades. É uma coisa interessante”, avalia o ciclista.

O ônibus é similar aos modelos Bus Rapid Transit (BRT) que já circulam na cidade. Possui capacidade para 150 pessoas e três bicicletas. Ele não terá escala fixa, já que funciona em caráter experimental.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização