23 de junho de 2024

Encontro Regional de Mountain Bike reúne ciclistas de MG, SP e DF

Por Sílvio Sá*

Neste domingo, dia 06/10, aconteceu em Araguari, MG a 4ª etapa do 2º Encontro Regional de Mountain Bike do Triângulo Mineiro, organizado pelo Mountain Bike Araguari e comandado pelo Leonardo Silvério. As três etapas anteriores desse ano aconteceram nas cidades de Uberaba, Tupaciguara e Uberlândia, respectivamente nos meses de maio, junho e julho.

Conheci o Leonardo por ocasião de minha cicloviagem a Araguari em julho desse ano, ocasião em que ele me convidou a voltar e participar do ERMTB, que estava marcado para agosto e posteriormente foi transferido para outubro. Gostei muito da ideia, me programei e fui lá conferir.

No encontro, reúnem-se ciclistas de várias cidades da região e de outros estados. Para o evento, foram inscritos 202 ciclistas, mas alguns ciclistas locais também participaram, mesmo sem inscrição. Acredita-se que participaram aproximadamente 220 ciclistas vindos das cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Tupaciguara, Ituiutaba, Canápolis, Monte Alegre de Minas, Prata, Cascalho Rico, Monte Carmelo, Bebedouro (SP) e Brasília.

O evento foi realizado no Clube Quero-Quero, onde foi feita a recepção dos participantes. Logo cedo estava disponível uma farta mesa de café da manhã. Com todos alimentados, foram dadas as informações sobre a trilha e partiu a imensa massa colorida de ciclistas em direção à trilha no vale do córrego do Fundão, uma das regiões mais geograficamente acidentadas no município. Fica localizada entre a sede do município, na BR-050 rumo a Uberlândia e o rio Araguari.

Encontro Regional de Mountain BikeA trilha cortou a zona rural, passando pela descida do Desamparo, com muita pedra solta e uma forte declividade, o que fez que muitos ciclistas optassem por descer empurrando a bike. As belas paisagens mineiras distraíam os olhares.

Após passar pelo meio de uma fazenda, chegamos aos trilhos da Ferrovia Centro Atlântica e logo deparamos com a imponente ponte ferroviária sobre o Córrego do Fundão. A ponte do Fundão foi construída em 1969 pelo 2º Batalhão Ferroviário (sediado em Araguari) e possui 87 metros de altura e 660 metros de comprimento. Até recentemente, constava na lista das 100 pontes ferroviárias mais altas do mundo.

Depois da ponte, chegamos ao ponto de apoio da trilha, onde uma picape nos esperava com água, suco e frutas. O apoio foi estrategicamente posicionado na Cachoeira do Pontilhão, o que gerou belas fotografias. A parada também marcou o início das subidas.

E como tinha subida! Descobrimos porque a região tem o nome de Fundão. Também descobrimos que estávamos literalmente no fundo e teríamos que chegar ao topo. Duas subidas bem fortes e o sol igualmente forte fez que alguns pegassem carona no caminhão limpa-trilha.

Mas aí acabou a dureza. Mais alguns quilômetros em percurso quase plano e estávamos novamente na zona urbana da cidade e de volta ao clube, nosso ponto de chegada e onde o almoço nos esperava.

Encontro Regional de Mountain BikeComo parte do evento, foi oferecido um almoço a todos os participantes e logo após foi feito o sorteio de vários brindes ofertados pelos patrocinadores e apoiadores. O Mountain Bike Brasília também participou, sorteando dois pares de meia e uma camisa do grupo.

Alguns troféus foram ofertados aos participantes, como o ‘melhor capote’, a ‘melhor arregada’, o ‘homem gambiarra’, além de um prêmio especial para o pessoal do Exército, que auxiliou bastante na montagem da estrutura para o evento. Eu também ganhei um troféu por ter sido o participante que veio de mais longe, 390 km.

O evento foi muito bem organizado pelo pessoal do Mountain Bike Araguari. Fiz vários amigos, conheci lugares e trilhas novas e troquei vários convites para trilhas nas diferentes cidades. Agora estou esperando a visita dos novos amigos para mostrar as trilhas de Brasília.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização