16 de junho de 2024
A ajuda extra das mãos é possível graças a duas manivelas instaladas no veículo

Varibike, a bicicleta que pode ser pedalada com os pés e as mãos

A ajuda extra das mãos é possível graças a duas manivelas instaladas no veículo
A ajuda extra das mãos é possível graças a duas manivelas instaladas no veículo

Uma bicicleta em que o ciclista pedala com os pés e com as mãos é a aposta do designer alemão Martin Kraiss. É uma boa alternativa para quem não tem muita força na perna. A ajuda extra das mãos é possível graças a duas manivelas instaladas no veículo.

Além do deslocamento se tornar mais rápido e mais fácil, ao girar as manivelas com os braços, o ciclista consegue alcançar uma velocidade maior. A produção de energia contínua também é maior, o que facilita as subidas e o aceleramento.

A empresa destaca, em seu site, um estudo da New Mexico State University, que afirma que, embora a frequência cardíaca seja a mesma com o movimento simultâneo das pernas e dos braços, o ciclista pode atingir 31% mais energia com o modelo criado pelo designer alemão.

Batizada de Varibike, o veículo custa cerca de R$ 14.800,00. Segundo Kraiss, o veículo não foi desenvolvido apenas para profissionais, e é possível variar entre diferentes estilos de ciclismo. A ideia principal era exercitar todo o corpo, diferente do que acontece com as bicicletas tradicionais, além de ser mais rápida que as demais.

O designer também criou uma versão estática do modelo, que é vendida por R$ 5.912. A opção é indicada para espaços interiores e é adaptada com uma inclinação que permite ao ciclista mover-se para a esquerda ou direita. A tecnologia permite simular os movimentos realizados quando se pedala ao ar livre.

Pesando 15 quilos, os modelos estão disponíveis nas cores: branco, preto e dourado.

Veja abaixo a Varibike em ação:

Fonte: Ciclovivo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização