15 de junho de 2024
Paraciclo do edifício principal da Câmara dos Deputados - Foto: Divulgação

Câmara dos Deputados expande sua estrutura para receber ciclistas

Paraciclo do edifício principal da Câmara dos Deputados - Foto: Divulgação
Paraciclo do edifício principal da Câmara dos Deputados – Foto: Divulgação

Como parte das atividades referentes ao Dia Mundial sem Carro, o Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara – EcoCâmara – promove ações de incentivo à cultura da mobilidade urbana sustentável. Na terça-feira, 24 de setembro, estão previstos dois eventos: a apresentação da ampliação do programa MOB-Bicicletas, que oferece infraestrutura de apoio ao ciclista na Câmara, e a mesa redonda “Cidades para Pessoas – Ciclovias e Mobilidade Sustentável”, com a jornalista Natália Garcia. Na quarta 25, a Comissão de Desenvolvimento Urbano promove audiência pública com o tema “Qualidade do transporte público nas capitais brasileiras”.

Bicicletários, vestiários e armários – O projeto MOB-Bicicletas foi lançado pela Câmara em 2012, em caráter experimental, para oferecer infraestrutura a quem chega de bicicleta no complexo. Alguns meses após o lançamento, a demanda já superava a infraestrutura disponível de armários e paraciclos (suportes para estacionamento de bicicletas). Em julho de 2013 já havia cerca de 40 usuários cadastrados e 10 em fila de espera e, em alguns lugares, as vagas disponíveis não eram mais suficientes para a demanda crescente.

Todas as pessoas que trabalham na Câmara dos Deputados (parlamentares, servidores, secretários parlamentares, CNEs, terceirizados) têm direito a se inscrever e usufruir de toda a infraestrutura do programa. Para se cadastrar, procure o Escritório Verde do EcoCâmara (ramais 6-2169 e 6-2171), situado no térreo do Anexo IV.

As pessoas que visitam a Câmara de bicicleta podem estacionar nos paraciclos, sem necessidade de cadastramento.

A nova estrutura conta com:

  • Três vestiários com chuveiro (opção de água quente) e área para troca de roupa (Edifício Principal, Anexo II e Anexo IV);
  • 80 armários instalados nas proximidades dos vestiários;
  • 33 paraciclos, com capacidade total para 66 bicicletas, nos seguintes locais:
    • Edifício Principal (Chapelaria) – 6 unidades (12 bicicletas)
    • Anexo I – 6 unidades (12 bicicletas)
    • Anexos II e III – 5 unidades (10 bicicletas)
    • Anexo IV – 10 unidades (20 bicicletas)
    • Cefor – 6 unidades (12 bicicletas)

A apresentação da nova estrutura acontece às 9h30 do dia 24 de setembro de 2013, no Plenário 7.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização