12 de junho de 2024

Scurra Hard Enduro, a bizarra bicicleta feita na Áustria

Scurra Hard EnduroNão, ela definitivamente não irá ganhar nenhum concurso de beleza. Entretanto, chamou e muito a atenção dos visitantes da Eurobike 2013, a maior feira européia sobre bicicletas. Trata-se da Scurra Hard Enduro, uma bicicleta que utiliza um sistema de amortecimento cujo garfo ou suspensão dianteira fica integrado ao quadro.

Ao contrário das bikes full suspension comuns, a Scurra Hard Enduro não utiliza suspensões traseiras (garfos) convencionais. Ao invés disto, utiliza dois amortecedores de quadro da marca DT Swiss, um deles, utilizado de forma convencional como amortecedor traseiro. O outro, também preso ao quadro, é ligado ao garfo através de uma série de links em formato de paralelogramo. Um rolamento esférico permite que o garfo possa virar para os lados livremente, mesmo estando acoplado ao quadro.

Scurra Hard EnduroDe acordo com os desenvolvedores do projeto, a principal vantagem neste sistema é que o ângulo da caixa de direção não se altera, como ocorre com as bikes com suspensão dianteira convencional. Isto, aliado a uma melhor integração entre os amortecedores dianteiro e traseiro traduz-se em uma melhor dirigibilidade e conforto.

Soluções pouco comuns não param por aí. A bike utiliza rodas aro 29 polegadas na frente e 27,5″ atrás. Possui 180mm de curso de amortecimento na frente e atrás. Seu peso total é de 14 quilos, surpreendentemente leve, se levarmos em consideração de que se trata de uma bike de enduro.

O design da Scurra Hard Enduro é patenteado nos EUA, China, Japão e Europa, sendo que o quadro foi  desenvolvido e fabricado na Áustria. Ainda não há previsão de produção comercial.

Especificações técnicas:

  • Quadro: Scurra X1 ALU 21“ with 4-bar-link
  • Suspensão dianteira: Trelever® 7“ parallelogramme suspension
  • Amortecedores: DT Swiss M212
  • Caixa de direção: Lightweight 61808 2RS industry standard bearing
  • Mesa: Shaman direct mount
  • Guidão: Syntace Vector 7075
  • Freios: Avid Code R, rotor frontal 203 mm/traseiro 180 mm
  • Grupo: SRAM XX1, 11 velocidades, cassete 10-42 dentes  (XG-1199)
  • Roda Dianteira: Syntace W30 622, 32 furos, hub 20mm (aro 29″)
  • Roda Traseira: Syntace W35 584, 32 furos, hub 135×12 (aro 27,5″)
  • Pneu dianteiro: Schwalbe Nobby Nic 29×2,3“
  • Pneu traseiro: Schwalbe Nobby Nic 27,5×2,35“
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