15 de julho de 2024
Audi e-Bike
Em um futuro próximo, freios ABS poderão ser equipamento de série nas e-bikes

No Dia Mundial Sem Carro, rode de Porsche, Maserati, Audi…

Conheça as superbicicletas desenvolvidas por grandes montadoras de carros

Desde 2005, em todo 22 de setembro um dilema incomoda muita gente: sair ou não de carro? Nesta data foi instituído o Dia Mundial Sem Carro, no qual os motoristas são incentivados a deixar o automóvel na garagem e se deslocar de outras formas mais sustentáveis. E uma dessas alternativas é a bicicleta. Não por acaso, o Dia Mundial Sem Carro foi uma ideia dos franceses, iniciada em 1997, eles justamente que sediam a principal competição ciclística do mundo, o Tour de France. No Brasil, a data surgiu há sete anos.

Carros e bicicletas, ou melhor, motoristas e ciclistas podem disputar espaço no trânsito, mas muitas montadoras vem apostando nas magrelas como opção de mobilidade. A francesa Peugeot, por exemplo, chegou a produzir bicicletas antes de fabricar automóveis, lá pelos idos de 1830. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam bicicleta como principal meio de transporte enquanto que quase 70% priorizam o automóvel. Em alguns países da Europa, 37% da população vai pedalando para o local de trabalho.

Confira na galeria abaixo algumas bicicletas desenvolvidas pelas montadoras, incluindo modelos conceituais movidos a eletricidade, como a Bik.e, da Volkswagen, a e-Tron, da Audi, e a Smart e-Bike.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização