12 de junho de 2024

Holandeses criam novo sistema de transmissão para bicicletas

Novo sistema promete substituir com vantagens atual sistema de correntes x desviadores

CRS-1Na Holanda, quatro ciclistas entusiastas de mecânica decidiram criar uma alternativa para o tradicional sistema de transmissão por corrente de suas bicicletas e criaram um sistema tão versátil que pode ser usado não apenas em bicicletas, como também em carros, motos, barcos e, como não poderia deixar de ser, moinhos de vento. O objetivo original era oferecer um sistema de troca de marchas mais eficiente do que o utilizado pelo sistema corrente x desviadores.

Batizado de CRS, sigla para Controlled Rotation System, é um sistema que consiste em um cubo de roda, cujo interior contém uma bomba hidráulica selada controlada digitalmente, que permite alterar a rotação de forma mais eficiente e com menor perda de energia do que o tradicional câmbio de bicicleta. A bomba altera o posicionamento da polia através do movimento de expansão ou retração, não exigindo outros componentes para a tarefa.

Além disso, é mais leve, compacta, simples e pode ser produzida a baixo custo. Outra grande vantagem é a sua baixa manutenção, ao contrário do câmbio tradicional. Agora os desenvolvedores da CRS esperam financiamento para colocar seu sistema nas ruas sobre duas ou mesmo quatro rodas.

 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização