21 de fevereiro de 2024

Fi’zi:k Thar, o 1º selim do mundo específico para bikes 29″

fizik-thar-2014No atual panorama do mercado, tudo parece indicar que a maioria dos fabricantes de componentes e acessórios ciclismo tendem a lançar produtos específicos para todo tipo de disciplina ou modalidade no mountain bike. Assim como já podemos encontrar guidões, mesas, rodas e aros, freios e transmissões para diferentes modalidades, marca italiana Fi’zi:k dá uma passo adiante e  lança no mercado o novo selim Thar, que chega sob o sugestivo título (ou pretensão) de ser o primeiro selim do mundo específico para bicicletas de 29 polegadas.

Segundo a Fi’zi:k, o selim Thar foi desenvolvido expressamente para atender às necessidades dos atletas usuários de bicicletas com rodas de 29 polegadas. A empresa percebeu que muitos atletas profissionais projetam seus corpos para a frente até o início dos trilhos do selim ao pedalar, para compensar o ângulo fechado dos tubos de selim que a maioria dos quadros de bicicletas 29″ possuem.

O novo selim Fi’zi:k Thar possui um desenho do nariz mais curto e uma plataforma de apoio ligeiramente maior para melhorar o conforto dos ciclistas que tendem a ficar sentados na parte dianteira do selim.

O Fi’zi:k Thar utiliza trilhos de carbono ou magnésio com 25 milímetros a mais que a maioria dos modelos de selim disponíveis no mercado, permitindo ajustar a posição dianteira do selim de forma otimizada em qualquer modelo de bicicleta de 29 polegadas, sem a necessidade de se posicionar o selim em zonas ‘perigosas’ ou fora dos limites recomendados. Seu peso total é de 195g (modelo com trilhos em carbono) e 225 gramas (com trilhos em magnésio). Com estas informações, só nos resta saber o que aconteceria se utilizássemos um selim deste tipo em uma bike com outra medida de rodas. Estratégia de mercado? Publicidade enganosa? Produto inovador? O tempo dirá…

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização