15 de junho de 2024

Britânico constrói bicicleta que alcança 128 km/h

bikeO lema “faça você mesmo” atingiu um novo patamar com o surgimento da Speed Bike, projeto do britânico Tom Donhou, que atinge 128 km/h. A missão foi inspirada em vídeos de pilotos malucos que nos anos 1960 cruzavam desertos de sal em carros impulsionados por foguetes. Tudo apontava para gastos milionários, não fosse um detalhe. Donhou apostou apenas em materiais usados em bicicletas que vende para seus clientes em Londres.

O exercício de design e aerodinâmica resultou em um modelo com quadro reforçado, guidão extremamente baixo e coroa de 104 dentes, característica que torna a pedalada dura na saída, mas que facilita o trabalho em grandes velocidades.

O vento foi outro grande desafio. Para diminuir o esforço físico necessário, a técnica para aproveitar vácuo usada em provas de ciclismo foi radicalizada com a ajuda do próprio carro de Donhou, que recebeu um aerofólio de madeira.

A velocidade de 128 km/h, alcançada em pista, acabou limitada não pela bike, mas pelo velho carro Ford Zephyr. Mais tarde, a marca foi melhorada com a bicicleta sobre rolamentos: 164 km/h, ou exatas 100 milhas por hora.

Assista abaixo ao vídeo “Experiments in speed”, que mostra todo o processo de criação: da construção em si ao teste final numa pista de pouso usada durante a Segunda Guerra Mundial:

Fonte: Instituto de Engenharia

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização