20 de maio de 2024
BMC Trailfox 29 TF01

BMC Trailfox 2014, a 29er com pernas longas

BMC Trailfox 29 TF01
BMC Trailfox 29 TF01

Até agora, a marca suíça BMC havia marcado terreno no mundo das bicicletas de dupla suspensão de enduro / all mountain com apenas um modelo, a Trailfox, que desde seu lançamento vem se mantendo no mercado sem nenhuma modificação significativa com o passar dos anos. estava claro que este modelo necessitava de uma remodelagem profunda. A espera compensou. Para a linha 2014, a BMC Trailfox 29 se apresenta como o “canivete suíço” das bicicletas, capaz de fazer praticamente de tudo.

O modelo anterior da Trailfox destacava-se pela sua capacidade de escalar, algo sempre bastante desejável tratando-se de bicicletas do tipo all mountain / enduro. Esta característica não só manteve-se no novo modelo 2014, como foi aprimorada, mediante a opção pelas rodas de 29 polegadas, sem comprometer sua estabilidade e tração nas descidas. Algo surpreendente, ainda mais se levarmos em consideração que a nova Traifox tem, nada mais nada menos do que 150mm de curso de amortecimento traseiro, uma medida considerada alta para a sua categoria.

A BMC Trailfox 2014 incorpora o sistema de amortecimento exclusivo da marca, o APS
A BMC Trailfox 2014 incorpora o sistema de amortecimento exclusivo da marca, o APS

A BMC Trailfox 29 incorpora a tecnologia proprietária Big Wheel Concept (BWC) e seu sistema de suspensão APS. Durante o período de desenvolvimento do modelo, foi cogitada a utilização de aros 650B (27,5 polegadas), porém os engenheiros da BMC optaram por utilizar as rodas 29 polegadas. Desta forma, a BMC vai na contramão da tendência atual, já que a grande maioria das outras marcas  consideram inviável, uma bicicleta 29er com alto curso de amortecimento e triângulo traseiro encurtado.

Para otimizar esta configuração, mantendo a agilidade e confiabilidade a baixa velocidade em um modelo 29er, a BMC optou pela combinação entre um ângulo da caixa de direção mais relaxado, um centro de gravidade bastante baixo em relação a outros modelos similares e guidão especialmente desenhado em busca de uma maior controle da bicicleta. Normalmente, as 29ers já contam com uma grande estabilidade a alta velocidade e grande capacidade de rolagem sobre os obstáculos, além de boa tração. Ao encurtar o triângulo traseiro do quadro da BMC Trailfox 2014, são adicionadoas a estas características, a agilidade e a facilidade de condução.

Todos os cabos passam internamente pelo quadro, garantindo um visual bastante clean
Todos os cabos passam internamente pelo quadro, garantindo um visual bastante clean

O ponto forte da Trailfox, como não poderia deixar de ser, é a sua dirigibilidade nas descidas técnicas, mas ela não decepciona nem um pouco quando o assunto é escalar.

O quadro é bastante leve para a sua categoria 2.450 gramas, incluindo as guias de cabos e protetores do quadro. Como é habitual em toda a linha BMC, foi dada uma especial atenção nos detalhes do acabamento. A gancheira do quadro foi especialmente reforçada e o encaixe para a montagem do câmbio dianteiro é facilmente desmontável. Todos os cabos passam por conduítes internos, mantendo o visual da Trailfox bastante clean.

Serão disponibilizadas três versões da BMC Trailfox 2014. O modelo TF01 virá  com quadro totalmente em carbono, incluindo  balança traseira. Já o modelo TF02 virá com o quadro em fibra de carbono e a balança traseira em alumínio. O modelo básico da linha, a Trailfox TF03 será toda em alumínio.

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